Lançamento do livro ‘Ruy Ohtake, arquiteto’

Organizado por Abilio Guerra e Silvana Romano, o exemplar carrega aspectos ainda pouco explorados em publicações anteriores sobre o arquiteto

 

A Romano Guerra Editora e o Instituto Tomie Ohtake lançam o livro sobre a obra de Ruy Ohtake, trazendo aspectos ainda pouco explorados em publicações anteriores sobre o arquiteto, como apontam os organizadores Abilio Guerra e Silvana Romano Santos: “Nas nove publicações monográficas anteriores, destacava-se a carência de desenhos técnicos consistentes e, graças ao acesso franco ao acervo do arquiteto, foi possível analisar e apresentar a complexidade dos projetos”.

O novo livro foi concebido a partir de recortes conceituais que se desdobram em três capítulos: “Morar na praça”, texto de Ruth Verde Zein e fotos de Nelson Kon, que contempla as edificações em pequena escala, em especial as residências; “O desenho, a cor e a cidade segundo Ruy Ohtake”, texto de Luís Antônio Jorge e fotos de Tatewaki Nio, com edifícios altos, que abrigam diversos programas – residencial, cultural, serviços etc. -, bem como a presença da cor como elemento fundamental; e “Ruy Ohtake: a arquitetura como paisagem”, texto de José Tabacow e fotos de Antonio Saggese, que trata de projetos de escala urbana, com preocupações urbanísticas, paisagísticas, ecológicas e de infraestrutura. Cada capítulo conta com três ensaios fotográficos atuais e vasta documentação iconográfica dos projetos nas três escalas. Fora isso, a introdução sobre o arquiteto tem texto de Abilio Guerra e Silvana Romano Santos, que perpassam pela formação do arquiteto, trajetória profissional, e sua atuação nas áreas de arquitetura, paisagismo, urbanismo e design.

 

 

Sua produção tem sido registrada em revistas e livros, mas até o presente momento não foi feita uma publicação contendo balanço crítico isento e aprofundado, que permita a inserção de sua obra em merecido lugar da história da arquitetura brasileira. A finalidade maior deste projeto cultural é cumprir esse objetivo”, informa o descritivo.

 

A tarefa de responsabilidade ficou a cargo da Romano Guerra Editora, que é especializada em livros de arquitetura, arte e cultura de alto padrão gráfico e editorial. Já publicou arquitetos e escritórios brasileiros de primeira linha, como Rino Levi, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi, Brasil Arquitetura, David Libeskind, João Filgueiras Lima (Lelé), Rosa Kliass, Marcos Acayaba, Abrahão Sanovicz, João Kon, Vilanova Artigas e outros. Suas edições, caracterizadas pela qualidade gráfica e conceitual, ganharam diversos prêmios. Abilio Guerra, Silvana Romano e Fernanda Critelli, arquitetos, são editores do Portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora.

Já o Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em novembro de 2001, desenvolve um intenso programa de exposições nacionais e internacionais, tanto contemporâneas como históricas, e se desdobra em outras atividades como debates, produção de conteúdo, documentação e edição de publicações, além de pesquisa no ensino da arte contemporânea, que lhe confere a ação pioneira na criação de novos processos para a formação de professores e de alunos das redes pública e privada, além de realizar uma série de atividades dirigidas ao público em geral e projetos de estímulo ao desenvolvimento da produção contemporânea.

 

 
Instituto Tomie Ohtake, São Paulo © Fotos Tatewaki Nio

 

Nascido em São Paulo, em 1938, Ruy Ohtake é filho da artista plástica Tomie Ohtake, forma‐se arquiteto em 1960 na FAU USP. Ganhador de 25 prêmios, conquistou o Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB (2007). Recebeu os títulos de Professor Emérito da Faculdade de Arquitetura de Santos e de Professor Honoris Causa da Universidade Braz Cubas. Entre centenas palestras, fez parte do seleto grupo de arquitetos convidados do 20º Congresso da União Internacional de Arquitetos (1999), para proferir uma das principais conferências em Pequim, ao lado de Jean Nouvel e Tadao Ando. Na comemoração dos 60 anos da FAU USP, em 2008, foi o arquiteto convidado a fazer uma exposição no grande espaço projetado pelo mestre Vilanova Artigas.

Autor de centenas de projetos, inicia a carreira com obras de pequeno porte para depois assumir programas mais complexos, alguns deles hoje marcos urbanos de São Paulo – caso do Instituto Tomie Ohtake e dos hotéis Unique e Renaissance –, além de obras infraestruturais e equipamentos públicos e privados importantes para várias cidades – Parque Ecológico do Tietê, Expresso Tiradentes e Conjunto Residencial e Polo Educacional de Heliópolis, em São Paulo; Parque Ecológico de Indaiatuba; Aquário do Pantanal, em Campo Grande; Brasília Shopping, em Brasília; Estádio Walmir Campelo Bezzera, em Gama, DF; Embaixada Brasileira em Tóquio.

 

Ruy Ohtake, arquiteto
Páginas
357 páginas – português /inglês
Formato
23,5×27 centímetros, ilustrado, colorido, desenhos e fotos
Preço
R$100,00
ISBN
978-85-88585-84-3

Organização Abilio Guerra e Silvana Romano Santos
Textos José Tabacow, Luís Antônio Jorge e Ruth Verde Zein
Ensaios fotográficos Antonio Saggese, Nelson Kon e Tatewaki Nio
Coordenação editorial Abilio Guerra, Silvana Romano e Fernanda Critelli
Projeto gráfico e diagramação Alles Blau | Elisa von Randow e Julia Masagão
Impressão Ipsis
Patrocínio cultural Consigaz
Edição Romano Guerra Editora
Realização Instituto Tomie Ohtake
Mais informações www.romanogerra.com.br

Lançamento virtual previsto para agosto, com a presença do arquiteto Ruy Ohtake além dos organizadores e autores dos ensaios críticos e fotográficos do livro