Arquiteto tailandês Singh Intrachooto (Imagem: Divulgação)
A 6ª edição do LafargeHolcim Awards Internacional faz sua última chamada para cadastramento de projetos de construção sustentável até 25 de fevereiro de 2020. A busca é por trabalhos que se atentem a questões ambientais combinadas à excelência arquitetônica, cujos conceitos estejam atrelados a soluções de engenharia, planejamento urbano, ciência de materiais, tecnologia de construção e outros.
Na categoria principal, arquitetos, engenheiros, proprietários de projetos, construtores e empresas de construção podem inscrever seus trabalhos desde que esses se apresentem em estágio avançado de desenvolvimento, ou com grande probabilidade de execução (é importante que não tenham iniciado a construção antes de 1º de janeiro de 2019).
Já os estudantes e jovens profissionais (com, no máximo, 30 anos de idade) podem enviar ideias e conceitos visionários para a categoria Next Generation. Aqui, as iniciativas serão consideradas mesmo que em estágio inicial – incluindo trabalhos de pesquisa.
Os projetos serão avaliados segundo os cinco princípios que visam manutenção do ambiente para as gerações futuras: inovação e transferibilidade; padrões éticos e inclusão social; recursos e desempenho ambiental; viabilidade econômica e compatibilidade; bem como o impacto contextual e estético.
A competição abrange cinco regiões geográficas, cada uma chefiada por um júri específico e independente. As regiões serão encabeçadas por Jeannette Kuo, Karamuk Kuo Architects, Suíça (Europa); Reed Kroloff, Instituto de Tecnologia de Illinois, EUA (América do Norte); Loreta Castro Reguera, Taller Capital, México (América Latina); Mariam Kamara, atelier masōmī, Nigéria (África do Oriente Médio); e Nirmal Kishnani, Universidade Nacional de Cingapura (Ásia-Pacífico).
Os premiados serão anunciados no segundo semestre de 2020 nas cerimônias de premiação em cada região. Os melhores colocados ainda disputarão o Global LafargeHolcim Awards em 2021, a serem avaliados pelo júri global liderado por Hashim Sarkis, Massachusetts Institute of Technology (EUA) e pelo curador da Bienal de Arquitetura de Veneza 2020.
Inscreva-se pelo site oficial do LafargeHolcim Awards Internacional.