A próxima Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, que acontece em 2014, já tem um tema: Fundamentos. O anúncio foi feito dia 25 de janeiro pelo curador da futura mostra, o arquiteto holandês Rem Koolhaas, que relacionou o assunto à urgente necessidade da busca por uma “linguagem moderna universal”.
“Fundamentos será uma bienal sobre arquitetura, não sobre arquitetos” afirmou Koolhaas. Para ele, o evento terá “foco na história” e na “evolução da arquitetura” nos últimos 100 anos. “Arquiteturas que já foram muito específicas e regionais tornaram-se globais, intercambiáveis. Parece que as identidades nacionais foram sacrificadas pela modernidade”, opinou.
O arquiteto holandês propôs, ainda, que os pavilhões nacionais – estruturas temporárias que cada país participante ergue durante a bienal em Veneza – respeitem um mesmo tema de projeto e exposição.
Koolhaas foi nomeado diretor da seção de arquitetura da Bienal de Veneza no início de janeiro. Isso significa que ele também é o curador da 14ª Exposição Internacional de Arquitetura, que acontecerá de 07 de junho a 23 de novembro de 2014. A última edição do evento teve curadoria do inglês David Chipperfield.
Veja o site da Bienal de Veneza: www.labiennale.org