Ocupação Vilanova Artigas © André Seiti

Itaú Cultural lança e-book e celebra as 50 primeiras mostras de “Ocupação”

A publicação menciona o referido grupo de grandes personalidades artísticas brasileiras - integrantes da ação “Ocupação”, que acontece desde 2009 - e, a partir de textos inéditos, destaca 15 nomes ilustres, incluindo Vilanova Artigas

Iniciado em maio de 2009, o programa “Ocupação” do Itaú Cultural contabiliza, atualmente, 51 artistas e pensadores da cultura nacional homenageados com exposições temporárias de preservação e memória da arte e da cultura brasileiras, que igualmente permanecem referenciados em site especial (itaucultural.org.br/ocupação), a partir da reunião de conteúdos exclusivos sobre suas histórias e trajetórias, incluindo um acervo de documentos, fotos, vídeos, áudios e textos.

Extrapolando tais formatos e com a intenção de celebrar os 50 primeiros homenageados, lança-se a publicação ‘Ocupação Itaú Cultural 50’, um e-book que contempla os nomes e breves descritivos de tais artistas e, especialmente, textos inéditos sobre 15 personalidades do grupo. Pertencentes a diversas áreas, os profissionais estão listados em ordem alfabética e referenciados por depoimentos exclusivos – com relação ao setor da arquitetura e urbanismo, o leitor encontra um especial acerca de Vilanova Artigas.

 

 

Além de Artigas, constam nas citações biográficas, com respectivas datas de exposição pelo programa “Ocupação”, os nomes da arquitetura: Paulo Mendes da Rocha, Gregori Warchavchik, Rino Levi, Flávio Império e Herbert Duschenes. O interessado pode fazer o download gratuito do e-book através do link. Boa leitura!