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Itaú Cultural abre inscrições para curso dedicado às artes da expografia e cenografia

Com aulas totalmente on-line e gratuitas, o curso é aberto a interessados de qualquer área e não requer formação anterior. As inscrições podem ser realizadas até o próximo 23 de fevereiro. Participe!

A partir de hoje (17) inicia-se o período de inscrições para o curso ‘Entre a Caixa Preta e Cubo Branco – Panorama da cenografia e da expografia no Brasil’, realizado pelo Núcleo de Produção e Infraestrutura do Itaú Cultural. Abertas até o próximo 23 de fevereiro, as submissões podem ser feitas pelo site da instituição (escola.itaucultural.org.br), que convida todo aquele que, independentemente de sua área ou histórico de formação, deseja iniciar os estudos no campo da cenografia e da expografia. A lista com os selecionados será divulgada no mesmo endereço eletrônico, em 10 de março.

O curso será realizado totalmente on-line e de maneira gratuita, numa programação de 20 aulas, que acontecem entre 18 de março e 1 de julho, das 19h às 21h, em diferentes dias da semana. Vale anotar que cinco delas serão de acesso livre ao público, ou seja, sem necessidade de inscrição, e podem ser vistas tanto no site do Itaú Cultural quanto no canal do YouTube (youtube.com/itaucultural).

Tal curso objetiva apresentar aos estudantes as diferentes áreas de atuação no campo da expografia e cenografia, abordando aspectos históricos, práticos e reflexivos, por meio do compartilhamento de experiências de profissionais atuantes em diversos contextos da cena nacional. Entre prática e teoria, busca observar as relações entre os espaços cênico (caixa preta) e museográfico (cubo branco), identificando aproximações e distanciamentos entre ambos os campos, com foco na produção. Cada aula terá, ainda, diferentes professores convidados, a fim de ampliar a troca de experiências e abordagens.

Durante o programa, será apresentada, por exemplo, a série Ocupação, realizada pelo próprio Núcleo, abordando as características do projeto, a forma de produção desse modelo de exposição e as diferentes soluções conceituais, estéticas, espaciais e técnicas já encontradas pelas equipes responsáveis entre as 50 edições realizadas até aqui. Recursos e experiências no campo da acessibilidade universal, bem como algumas questões urgentes que permeiam a produção cultural brasileira, como a estética negra e seus diferentes imaginários e a produção artística indígena, também têm destaque na grade.

Esta é terceira ação de formação lançada neste ano pela Escola Itaú Cultural, inaugurada em novembro de 2020. Desde quando aberta, a plataforma já totalizou mais de 11 mil acessos. Em 2021, pessoas interessadas de todo o país puderam se matricular no ‘Mestrado Profissional em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas’, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), que recebeu 764 aplicações no total, bem como no ‘Curso de Especialização em Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas’, cujas inscrições seguem abertas até o dia 4 de março, também na plataforma da escola.

Programação

Aulas abertas (sem inscrição)

Perspectivas: entre a caixa preta e o cubo branco | 23 de março
Com a cenógrafa e cineasta Daniela Thomas, o arquiteto Felipe Tassara e mediação dos arquitetos Carmela Rocha e Renato Bolelli Rebouças 

Cenografia teatral: linguagens da caixa cênica | 13 de abril
Com o arquiteto, cenógrafo e figurinista J.C. Serroni

Expografia do cubo branco – o caso do Museu de Arte de São Paulo (MASP) | 20 de abril
Com a arquiteta Juliana Ziebell, que atua na instituição, sendo a responsável pelo projeto de todas as exposições do museu; e Marina Moura, produtora executiva à frente do núcleo de Produção de Exposições e Publicações da mesma instituição

Perspectivas: teatro e arte negra, | 25 de maio
Com Cachalote Mattos, cenógrafo, doutorando em Artes pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), consultor de imagem do Centro de Teatro do Oprimido, tendo trabalhado com Augusto Boal entre 1998 e 2009; Igor Simões, doutor em Artes Visuais- História, Teoria e Crítica da Arte; e mediação de Renato Bolelli Rebouças

Perspectivas: arte indígena | 1 de junho
Com Andreia Duarte, artista, curadora, pesquisadora em arte e arte indígena contemporânea; Naine Terena, curadora independente, artista e educadora; e mediação de Carmela Rocha

 

Aulas fechadas (com inscrição)

Abertura do curso – videoconferência de boas-vindas | 18 de março
Com Carmela Rocha e Renato Bolelli Rebouças

Introdução à cenografia: aspectos históricos | 25 de março
Com Renato Bolelli Rebouças

Introdução à expografia: aspectos históricos | 1º de abril
Com Carmela Rocha

Repertório técnico-construtivo | 8 de abril
Com Carmela Rocha; Renato Bolelli Rebouças; Vinicius Soares Ramos, coordenador de produção das exposições no Itaú Cultural; e Érica Pedrosa, integrante da equipe de produção de exposições da organização, que contribui para o processo de criação e implantação dos projetos expográficos das mostras e de recursos acessíveis das tais

Abordagens, metodologias e processos de criação na cenografia | 15 de abril
Com Renato Bolelli Rebouças

Abordagens, metodologias e processos de criação na expografia | 22 de abril
Com Carmela Rocha

Entre a caixa preta e o cubo branco – o programa Ocupação | 29 de abril
Com Érica Pedrosa e Vinicius Soares Ramos, integrantes do Núcleo de Produção e Infraestrutura do Itaú Cultural

Materialidades | 6 de maio
Com a cenógrafa Renata Mota e mediação de Renato Bolelli

Cenografia, um trabalho coletivo | 13 de maio
Com Marcio Abreu e Fernando Marés, da Cia. Brasileira de Teatro – Curitiba; Nadja Naira, iluminadora e atriz; e mediação de Renato Bolelli Rebouças

Expografia, um trabalho coletivo – Bienal Naifs | 20 de maio
Com Renata Felinto, artista visual, pesquisadora e professora; Ana Cândida de Avelar, curadora da Casa Niemeyer e professora de Teoria, Crítica e História da Arte, na Universidade de Brasília (UnB); e mediação de Carmela Rocha

A cidade como palco e museu | 27 de maio
Com Ana Carolina Marinho, membro-fundadora do Coletivo Estopô Balaio, no qual desenvolve, há dez anos, residência artística, na periferia de São Paulo, atuando como produtora, atriz e dramaturga; Maurício Pokemon, editor de fotografia da Revista Revestré, que desde 2015 pesquisa os possíveis modos de vida na comunidade Boa Esperança, em Teresina, no Piauí; e mediação de Julio Dojcsar, cenógrafo, grafiteiro, integrante dos coletivos Casadalapa e Frente 3 de Fevereiro e da Cia. Treme Terra de Dança

Imaterialidades cênicas – iluminação e recursos multimídia | 10 de junho
Com Andre Boll, iluminador, que em 2006 foi contemplado com Prêmio da Associação Paulista de Críticos (APCA), na categoria iluminação; Bianca Turner, multiartista; e mediação Carmela Rocha

Aula teórico-prática – representação e técnica | 17 de junho
Com Carmela Rocha e Renato Bolelli Rebouças

Atendimento aos alunos | 24 de junho
Com Carmela Rocha, Érica Pedrosa, Renato Bolelli Rebouças e Vinicius Soares Ramos

Apresentação final e encerramento do curso | 1º de junho

 

 

Curso Entre a Caixa Preta e Cubo Branco – Panorama da cenografia e da expografia no Brasil
Inscrições
17 de fevereiro, a partir das 9h, a 23 de fevereiro, até as 18h; exclusivamente através da plataforma escola.itaucultural.org.br
Vagas
33
Lista de aprovados
divulgada no dia 10 de março (quarta-feira), também na plataforma escola.itaucultural.org.br
Mais informações itaucultural.org.br; twitter.com/itaucultural; facebook.com/itaucultural; youtube.com/itaucultural