Istambul demolirá arranha-céus para proteger skyline histórico

Unesco ameaça retirar cidade turca da lista de patrimônios da humanidade

Com aprovação do governo federal, Istambul demolirá uma série de arranha-céus recém-construídos a fim proteger o skyline histórico da cidade, que conta com ícones da arquitetura bizantina, otomana, barroca e islâmica.

A decisão coincide com as constantes ameaças da Unesco de retirar o município da lista de patrimônios históricos da humanidade e passar a considerá-lo como um local ameaçado.

A entidade ligada à ONU afirma ter enviado diversos alertas oficiais sobre novos projetos imobiliários versus edifícios notáveis, como o Hagia Sofia, Palácio Topkapi e a Mesquita Azul.

A princípio, três edifícios residenciais serão demolidos integral ou parcialmente no distrito de Zeytinburnu, oeste de Istambul. As torres de 36 pavimentos foram projetadas pelo escritório local Alpar Architecture e fazem parte um masterplan de 12 hectares.

De acordo com o jornal turco Todays Zaman, ainda não foi determinado como ou por quem a demolição será paga, nem como será o plano de restituição e realocação dos moradores dos arranha-céus.