Pavilhão da França na World Expo, Shanghai, China, 2010 © Via site Ferrier Marchetti Studio

Instituto Tomie Ohtake apresenta websérie com arquitetos franceses

Intitulado ‘Interdisciplinaridade na Arquitetura’, o projeto terá quatro episódios com Jacques Ferrier, Architecturestudio, Christophe Hutin e TVK, às quintas-feiras, 20h, a partir de amanhã (29/7). Não perca!

O que é interdisciplinaridade na arquitetura? A partir dessa pergunta, o Instituto Tomie Ohtake, em parceria com o Consulado da França em São Paulo, desenvolveu uma série de encontros com arquitetos franceses acerca de diferentes práticas profissionais. A ação, que integra o 8º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel visa debater desafios de enfrentamento às questões sociais, ambientais e contextuais por parte dos escritórios de arquitetura, que passaram a incorporar em sua equipe, profissionais de outras áreas como antropólogos, filósofos, geógrafos e cineastas.

Em quatro episódios, a curadora Priscyla Gomes e o curador assistente Diego Mauro, ambos do Instituto Tomie Ohtake, debateram com diferentes escritórios, arquitetos e arquitetas franceses, algumas de suas experiências, desde concepção e pesquisa até desenvolvimento e execução de projetos arquitetônicos e urbanísticos paradigmáticos. Os encontros, pré-gravados, serão disponibilizados gratuitamente todas as quintas-feiras, às 20h, a partir do dia 29 de julho no IGTV e no canal do YouTube do Instituto Tomie Ohtake.

O primeiro dos encontros vai ao ar nesta quinta-feira (29/7), às 20h, com participação do Ferrier Marchetti Studio, representado por Jacques Ferrier, que debate o tema de abertura ‘Interdisciplinaridade: arquitetura e sustentabilidade’. Responsável pelo projeto do Pavilhão Francês na World Expo Shanghai 2010, o escritório busca aproximar a cidade e a natureza, ou, ainda, reproduzir a experiência de natureza em suas arquiteturas e na cidade.

 

French Pavilion na World Expo, Shanghai, China, 2010 © Ferrier Marchetti Studio / Foto Luc Boegly

 

Na conversa seguinte, que será disponibilizada dia 5 de agosto, o tema é ‘Interdisciplinaridade: concepção coletiva de arquitetura’, com o Architecturestudio e seus colaboradores Mariano Efrón, Martin Robai, Roueïda Ayache e Widson Monteiro. Responsável pelo projeto do Instituto do Mundo Árabe, em Paris (em parceria com Jean Nouvel), o Architecturestudio é formado por uma equipe pluridisciplinar de mais de uma centena de profissionais de diferentes nacionalidades e formações. O escritório tem igual diversidade em seu escopo de atuação.

 

Instituto do Mundo Árabe, Architecturestudio e Atelier Jean Nouvel © Georges Fessy

 

‘Interdisciplinaridade: habitação e participação’ pauta o terceiro encontro, que ocorre em 12 de agosto, com a participação de Christophe Hutin. Curador do Pavilhão Francês da 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza, juntamente com os arquitetos Anne Lacaton, Jean-Phillippe Vassal e Frédéric Druot, ganhou o Prêmio Mies van der Rohe 2019. O escritório possui vasta investigação e prática em habitação, sempre levando em conta a atuação do morador e usuário na transformação viva e permanente do espaço construído.

 

‘Communities at work’, Pavilhão Francês da 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza © Philippe Ruault

 

Por fim, no dia 19 de agosto, último episódio da série, a conversa será com o TVK, cujo tema é ‘Interdisciplinaridade: arquitetura e infraestrutura’. Responsável pelo reordenamento da Place de la République em Paris, em 2013, o TVK é um escritório internacional de arquitetura e planejamento urbano criado em Paris em 2003 por Pierre Alain Trévelo e Antoine Viger-Kohler. Operando em variadas escalas, tanto no âmbito prático quanto teórico, suas investigações abordam a Terra como arquitetura, e a infraestrutura como estrutura geológica.

O 8º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel recebe inscrições até 10 de agosto pelo www.premioarquitetura.institutotomieohtake.org.br, no qual há informações completas sobre a premiação, como edital, plataforma de inscrição etc. Podem se inscrever arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos e que apresentem projetos construídos durante os últimos dez anos.

 

Interdisciplinaridade na Arquitetura – websérie de entrevistas com arquitetos franceses
Período
29 de julho a 19 de agosto de 2021, às quintas-feiras (20h)
Locais Instagram (IGTV) e canal do YouTube do Instituto Tomie Ohtake
Instituto Tomie Ohtake