Cidade Matarazzo, em São Paulo © Via hotsite Cidade Matarazzo

Insper: Encontros ‘Produção Imobiliária e Patrimônio Arquitetônico’ acontecem em outubro

Os webinários têm a participação de representantes de múltiplos setores para apresentarem estudos de casos emblemáticos que evidenciam proposições capazes de aproximar diferentes visões de ocupação dos espaços urbanos. Participe!

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, por meio do Núcleo Cidade e Regulação, promove neste mês de outubro o primeiro ciclo de webinários ‘Produção Imobiliária e Patrimônio Arquitetônico’, sempre através de seu canal no YouTube, com a participação de representantes de alguns dos setores envolvidos e a apresentação de estudos de casos emblemáticos que evidenciem proposições concretas capazes de aproximar diferentes visões da ocupação dos espaços urbanos.

Em cidades com mercado imobiliário em forte expansão, onde, ao mesmo tempo, é possível encontrar instrumentos consolidados de proteção ao amplo acervo edificado de importância cultural, torna-se necessário – e sobretudo urgente – discutir os meandros dessa relação quase sempre conturbada. Afinal, é possível pavimentar vias para o estabelecimento de um diálogo entre lados assim, aparentemente inconciliáveis?”, informa o descritivo.

A programação neste mês de outubro prevê:

  • Painel 1 – 7/10, quinta-feira, 16h às 17h30: Raízes e permanência do conflito: a metrópole em foco (REALIZADO)
  • Painel 2 – 14/10, quinta-feira, 16h às 17h30: Conservação e transformação em áreas centrais
  • Painel 3 – 21/10, quinta-feira, 15h às 16h30: Políticas públicas de preservação e produção imobiliária
  • Painel 4 – 28/10, quinta-feira, 15h às 16h30: Economia da preservação e produção imobiliária: um programa conjunto

 

O primeiro encontro, ocorrido na última quinta-feira (7/10), a partir do título ‘Raízes e permanência do conflito: a metrópole em foco’, concentrou-se em torno da natureza do enfrentamento entre o mercado da construção e a memória urbana, a partir de perspectiva histórica e visão contemporânea.

Participaram Alex Allard, com o caso da Cidade Matarazzo, antigo hospital transformado em complexo multiuso na região da Avenida Paulista, e o arquitetos Samuel Kruchin, titular do Kruchin Arquitetura, apresentando o Sítio do Capão, histórica residência de Regente Feijó incorporada em um projeto de transformação urbana, ambos na cidade de São Paulo.  A mediação foi realizada por Eneida de Almeida, representante do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo e professora da Universidade São Judas, e por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

 

 

Em defesa à informação de qualidade, baseada em evidências, o Insper promove uma série de eventos on-line e gratuitos para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas.

 

Acesse

YouTube Insper