Inscrições prorrogadas para o Concurso de retrofit do Complexo de Edifícios – Senac BH

O certame está em busca de anteprojetos que agreguem novos valores ao conjunto, mas que sejam capazes de dialogar com contextos histórico e cultural do local onde se insere. O interessado tem até o próximo 15 de fevereiro para fazer a submissão. Corra!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) prorrogaram para o próximo 15 de fevereiro o prazo de inscrições para participação no Concurso Público Nacional de Anteprojeto de Arquitetura. Lançado em 8 de dezembro de 2020, o certame busca por propostas de requalificação (retrofit) do Complexo de Edifícios – Senac Belo Horizonte, em Minas Gerais, com o intuito de atender às necessidades educacionais, sociais e culturais das edificações, modernizando infraestruturas e atualizando-as às normas e legislações vigentes.

De acordo com as informações disponibilizadas, a melhor proposta de anteprojeto será aquela que “sem abrir mão de sua contemporaneidade e agregando novos valores ao conjunto, seja capaz de dialogar com o contexto histórico e cultural do local no qual os edifícios existentes estão inseridos, respeitando a configuração espacial urbana e arquitetônica do Hipercentro de Belo Horizonte”, além de dever permitir experimentação, construção coletiva, vivência do conhecimento na prática, sustentabilidade, conectividade, flexibilidade, inovação, inclusão, empreendedorismo, excelência e autonomia.

Com isso, espera-se proceder para contratação de equipe coordenada por arquitetos urbanistas responsáveis pelo anteprojeto vencedor para desenvolvimento dos respectivos Projetos Executivo de Arquitetura, Projetos Complementares, além da aprovação de seu Projeto Legal.

As inscrições devem ser realizadas virtualmente através do site concursoarquiteturasenacbh.com.br, onde também estão disponíveis as Bases do Concurso, meio de consulta e demais informações.

Para o certame, estão escalados como componentes da Comissão Julgadora:

Titulares

  • Sylvio Emrich de Podestá – indicado pelo IAB
  • Francisco Spadoni – indicado pelo IAB
  • Maria Edwirges Sobreira Leal – indicado pelo IAB
  • Ivanil José da Costa Júnior – indicado pelo SENAC em Minas
  • Maurici Pizzi Máximo – indicado pelo SENAC

Suplentes

  • Luiz Mauro Passos – indicado pelo IAB
  • Paula Balli Cury – indicado pelo IAB

Cronograma

 

Mais informações

Edital

Termo de Referência

Documentos técnicos

Modelo de prancha

Minuta do Contrato

Documentos Auxiliares

concursoarquiteturasenacbh.com.br

Redes sociais

Facebook IABsp

Instagram @iab.sp

Facebook Senac Minas

Instagram @senacminas