(Foto: Street Lab)

Inscrições abertas para o concurso ‘Newburgh: Design for play’

Até o próximo 3 de agosto poderão ser inscritas propostas de projeto que busquem transformar as ruas de Newburgh (EUA) com atividades lúdicas para todas as idades

O concurso ‘Newburgh: Design for play’ está em busca de propostas inovadoras e criativas que reativem as ruas de Newburgh (EUA) a partir de projetos estimulantes do ‘brincar’, ‘aprender’ e ‘socializar’ sem restrição de faixa etária. As ideias podem ser inscritas até 3 de agosto de 2020 (segunda-feira).

Segundo informações oferecidas pelo comitê organizador, em Newburgh apenas 3% da cidade é destinada para parques e recreação, sendo a rede de ruas seu maior espaço público. Neste momento, assentamentos urbanos (grandes e pequenos) procuram adaptar esses locais com a intenção de promover segurança a seus moradores ao recuperar as relações sociais, econômicas e de saúde frente às recorrências do cenário pandêmico. Pesquisas apontam que é mais seguro estar ao ar livre e que, no momento de reabertura, tais espaços públicos compartilhados se fazem como a melhor oportunidade de cultivar a reaproximação e manter, ao mesmo tempo, a distância física necessária.

Para tanto, o edital sugere considerações às propostas, que devem:

  • Ser inclusivas e equitativas, beneficiando toda a cidade de Newburgh;
  • Oferecer espaço para as pessoas manterem distanciamento físico seguro;
  • Incorporar aos projetos espaços sombreados (ou outras ideias) que garantam temperatura agradável durante o período de verão;
  • Serem móveis para aplicação em diferentes locais, como pátios de escolas, igrejas, parques e outros;
  • Apresentar baixo custo de execução e manutenção (sem exceder US $ 2 mil) – aqueles que cumprirem este tópico terão prioridade no momento de seleção.

Qualquer pessoa pode apresentar uma proposta (sempre atentando-se às regras e regulamentos da cidade de Newburgh), que será julgada pelos profissionais Leslie Davol, Jerome Haferd, Ian Haley, Naomi Hersson-Ringskog, Russ Vernon e Jim McGee.

Até cinco projetos serão escolhidos e premiados com um valor para execução do projeto (até US $ 2 mil). Os organizadores da competição também serão os responsáveis por coordenar os vencedores e um parceiro de Newburgh para implementar os projetos, oferecerecendo um material adicional e mais uma bolsa de trabalho após a conclusão. Importante ressaltar que um desses prêmios será concedido a um jovem designer com idade inferior a 18 anos. Todos os vencedores e menções honrosas serão apresentados no @designforsixfeet do Instagram.

Esse concurso é um esforço comunitário co-organizado pela Design For Six Feet, pela Awesome Newburgh Foundation, pela cidade de Newburgh, pela Iniciativa GSAPP Hudson Valley em Columbia, pelo Departamento de Pequenas Intervenções, pelo Fullerton Center e pelo Newburgh Armory Unity Center. Gostaríamos de agradecer à Williams Legacy Foundation por fornecer suporte financeiro essencial para tornar essa competição possível – e fazer Newburgh jogar de novo!

Para inscrições e mais informações, acesse o site da Design For Six Feet.