Inscrições abertas para o Concurso internacional da BAQ2022

Até 30 de setembro, a Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito (BAQ) recebe projetos e publicações realizados nos quatro anos anteriores a cada evento, com a intenção de reconhecer as melhores práticas de design e arquitetura contemporânea. Participe!

 

Desde 1978, o Colégio de Arquitetos de Pichincha (CAE-P) organiza a Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito (BAQ), que acontece todo novembro de anos pares, e é por assim considerada um dos eventos de arquitetura mais importantes do continente americano.

Estruturada sempre em três eixos – Concurso, Acadêmico e Cultural -, a próxima edição, BAQ2022, abordará o tema ‘Inflexões: Ver de Novo’, que permite observar situações de diferentes pontos de vista, a fim de construir pontes entre a arquitetura do passado, presente e futuro. O encontro abordará a discussão e o debate sobre a arquitetura em torno de viragens históricas – aquelas que geram questionamentos e demandam reflexões acerca do ser humano e sua atuação.

Tradicionalmente a BAQ contempla o Concurso Bienal, reconhecido por se tratar de uma chamada aberta a projetos e publicações realizados nos quatro anos anteriores a cada bienal, com a intenção de reconhecer as melhores práticas de design e arquitetura contemporânea – em suas vinte e duas edições, já somam mais de 7 mil inscrições, premiando contribuições na prática da arquitetura, urbanismo, paisagismo, teoria e divulgação arquitetônica.

Este ano, a Comissão Organizadora da BAQ2022 estabeleceu como um de seus principais objetivos a consolidação e aprofundamento tanto de processos quanto de produtos, mantendo a multiplicidade de perspectivas e práticas, sendo propostos cinco prêmios, setorizados por categorias de participação:

 

  1. PRÊMIO NACIONAL projetos construídos no Equador
  2. PRÊMIO PAN-AMERICANO projetos construídos no continente americano
  3. PRÊMIO HABITAT E SUSTENTABILIDADE projetos construídos em todo o mundo
  4. PRÊMIO DE PUBLICAÇÕES feitas em todo o continente americano
  5. PRÊMIO ESTUDANTE MEDALHA DE OURO projetos acadêmicos de estudantes das faculdades e escolas de arquitetura do Equador

 

Para os interessados em participarem, as inscrições podem ser realizadas até 17 de setembro de 2022, na plataforma do concurso. Os trabalhos que atenderem aos requisitos exigidos farão parte do processo de julgamento, da exposição do Concurso Bienal 2022, e serão publicados no Arquivo Digital BAQ: www.arquitecturapanamericana.com.

 

Acesse

concurso.baq-cae.ec