Inscrições abertas para o 34º Prêmio Design MCB

Os interessados poderão se inscrever nas categorias Produtos e Trabalhos Escritos até o próximo 4 de agosto pelo site do Museu da Casa Brasileira. Consulte as condições e participe!

 

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, declara abertas as inscrições para o 34º Prêmio Design MCB. Os interessados em concorrer nas categorias Produtos (Construção, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Transportes, Utensílios) e/ou Trabalhos Escritos (Publicados e Não Publicados) poderão se inscrever até o dia 4 de agosto pelo site da instituição.

Realizado desde 1986, o prêmio teve a atual edição interrompida em 2020 após o Concurso do Cartaz devido à pandemia de Covid-19 e, em 2021, retoma suas atividades e se estabelece como um ato de resistência para manter-se vivo:

 

A premiação tem como objetivo principal reconhecer a excelência do design brasileiro, valorizar a atuação dos profissionais e, consequentemente, incentivar e fortalecer a área. Em 2021, o nosso objetivo é manter a premiação, mesmo que de forma digital, para continuarmos a reconhecer os talentos espalhados pelo Brasil”, acrescenta Miriam Lerner, diretora geral do Museu.

 

Contando com a presença de Lerner e Meire Assami, gerente da premiação, assim como Gerson Lessa e Teresa Riccetti, coordenadores da comissão julgadora nas modalidades Produtos e Trabalhos escritos, respectivamente, ainda na última quinta-feira (20/5) realizou-se o bate-papo virtual, pelo canal YouTube do MCB, com o objetivo de apresentar o calendário do certame e explicar as principais mudanças na realização da presente edição. Salvo para consulta dos interessados, a reunião apresentou: novo formato remoto; regulamento para inscrições; categorias para concorrência; avaliação do júri; divulgação dos premiados nos meios digitais; e mais.

 

 

Vale lembrar que, além do bate-papo, a instituição também realizará uma mentoria junto dos interessados, programada para o próximo 10 de junho, com número limitado de vagas.

Novos formatos da premiação

O regulamento integral está disponível no site do MCB, assim como o campo para inscrições. O participante poderá concorrer em quantas categorias desejar, com diferentes trabalhos, e a autoria dos projetos pode ser individual ou em grupo de até 15 pessoas. A taxa de inscrição é R$ 98 – com desconto de 50% para estudantes e 25% para Amigos do MCB.

Na categoria Produtos, a instituição suprime o envio de peças físicas ao endereço do MCB e propõe o encaminhamento de todas as informações das propostas via formulário. Nessa edição, a coordenação será por Gerson Lessa, doutor em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ, com tese na linha de pesquisa Imagem e Cultura, e mestre em design pelo PPD/ESDI/UERJ, com dissertação na linha de pesquisa da História do Desenho Industrial. É docente na Escola de Belas Artes da Universidade do Rio de Janeiro, no curso de Design Industrial, e desenvolve pesquisa relativa à história do Design Industrial e à Cultura Material.

Já na categoria Trabalhos Escritos, o prêmio receberá novamente Teresa Riccetti, doutora em Ciências pela UNIFESP, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. No período de 1990/91, foi membro da equipe de designers do Laboratório Brasileiro de Design – LBDI/CNPq (Florianópolis, SC). Atua como docente e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso Design e é vice-líder do grupo de pesquisa: Design, Teoria e Projeto, atuando nas áreas de ensino em design e de design de produtos com ênfase no mobiliário e paisagem doméstica.

Sabe-se que os Trabalhos Escritos também serão avaliados em reuniões virtuais. A modalidade de ‘Trabalhos Escritos Publicados’ analisará obras em formato livro impresso – que deverão ser entregues no Museu da Casa Brasileira – em primeira edição, obrigatoriamente com ISBN e Ficha Catalográfica. Já em ‘Trabalhos Escritos Não Publicados’ serão considerados trabalhos de pós-graduação stricto sensu (dissertações, teses e livre-docência). Em ambas as modalidades serão aceitos trabalhos publicados ou apresentados entre 2018 e 2021.

O resultado será divulgado a partir do dia 14 de outubro de 2021 e os projetos selecionados pelas comissões julgadoras serão veiculados ao público de forma virtual. Nesta edição do concurso não haverá premiação em valores monetários.

 

34º Prêmio Design MCB
Inscrições 20 de maio a 4 de agosto pelo link
Taxa de inscrição R$ 98 – desconto de 50% para estudantes e 25% para Amigos do MCB
Regulamento e demais informações através do link