Inscrições abertas para o 1º Simpósio Paisagismo e Mata Atlântica

O evento virtual e gratuito conta com quatro dias de programação exclusiva e reúne referências do paisagismo brasileiro

De 5 a 9 de outubro acontece o I Simpósio Paisagismo e Mata Atlântica, evento virtual e gratuito, realizado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), TV UNESP e a Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEX). O objetivo do evento é mostrar os benefícios do paisagismo para a sociedade, valorizando o meio ambiente e as espécies da flora nativas. As inscrições podem ser realizadas por meio do endereço eletrônico e os inscritos terão direito a um certificado de participação.

Os lives terão duração de 30 minutos, seguidos por 15 minutos de perguntas via chat, ocorrendo em tempo real (a partir das 16h) e transmitido pela TV UNESP e também pela TV Cultura no Oeste Paulista (Bauru, Botucatu e Marília).

De acordo com o Prof. Dr. Marcelo Vieira Ferraz, Coordenador da pós-graduação em paisagismo da UNESP de Registro e organizador do evento ao lado de alunos do PET Agronomia e do Grupo de Estudos Verde Livre Paisagismo e Floricultura, o simpósio é voltado para profissionais da área de paisagismo, ambientalistas, produtores de plantas ornamentais, professores, estudantes e demais interessados no tema.

“Os jardins e praças brasileiras tem em sua composição plantas exóticas, ou seja, importadas de outros países. Ao mesmo tempo, a Mata Atlântica é um dos biomas mais diversos do planeta, que abriga 70% da população brasileira. Ou seja, temos um enorme potencial subutilizado (…). Por isso, esse evento tem o objetivo de criar e fortalecer uma consciência ambiental através da educação paisagística, mostrando que o uso de espécies nativas também pode ser um negócio lucrativo, devido ao potencial da nossa flora”, explica Ferraz.

Para atingir esse objetivo, o evento reúne renomados profissionais do paisagismo brasileiro para falar sobre infraestrutura verde, biourbanismo entre outros temas. Alguns desses profissionais integram a Rede Paisagismo Mata Atlântica, que busca pensar ações conjuntas para sensibilizar a sociedade e o mercado, gerando oportunidades de negócios e fortalecendo a cadeia produtiva com a reinserção espécies nativas em seus espaços naturais e urbanos.

Programação