Edifício Abaeté (1963), de Abrahão Sanovicz, em São Paulo, tombado pelo Conpresp em 2018 © Nelson Kon

Inscrições abertas para Edital de Boas Práticas de preservação do patrimônio cultural

Iniciativa da Comissão de Patrimônio Cultural do CAU/SP busca congratular bons exemplos de preservação patrimonial e referenciá-los para ensino e formação de arquitetos e urbanistas em seu exercício profissional

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) publicou neste agosto, mês em que se celebra o Dia do Patrimônio Histórico (17), o chamamento público para concorrer à menção honrosa ‘Boas Práticas de Preservação do Patrimônio Cultural’. As inscrições seguem abertas até o próximo 2 de outubro e são destinadas a arquitetos e urbanistas, docentes, escritórios de arquitetura e urbanismo, organizações não-governamentais, organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips) e órgãos da administração pública direta ou indireta do estado de São Paulo.

Embora o edital não preveja premiação em dinheiro, selecionará experiências bem-sucedidas de restauro e conservação do patrimônio arquitetônico, urbano e paisagístico, bem como de ensino e gestão do patrimônio cultural com o objetivo de, segundo a Comissão de Patrimônio Cultural do CAU/SP, tornar públicas as boas práticas de resguardo patrimonial, tornando-as referências para ensino e formação de arquitetos e urbanistas e para o exercício profissional.

Conforme o edital, “os vários seminários e debates acerca da preservação do patrimônio cultural têm suscitado o interesse em divulgar experiências profissionais desenvolvidas nessa área de atuação”. Para o conselho, a publicização de tais práticas reconhece o envolvimento dos profissionais arquitetos (as) e urbanistas em experiências inovadoras ou de referência nos âmbitos social, ambiental, arquitetônico, urbano, tecnológico e histórico, paisagístico, entre outros.

Sabe-se que os trabalhos aptos à concorrência devem ter sido desenvolvidos em território brasileiro e concluídos até a data de inscrição. Todas as demais informações sobre o Chamamento Público 02/2021 estão no Portal da Transparência do CAU/SP e podem ser acessadas através do link.