Inscreva-se no Prêmio IBRAMEM de Arquitetura em Madeira 2020

A competição recebe trabalhos até o próximo 30 de outubro nas categorias Profissional e Estudante

Devido ao adiamento do XVII Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira (XVII EBRAMEM) para março de 2021, o Prêmio IBRAMEM de Arquitetura em Madeira 2020 também posterga sua programação e amplia chances aos interessados, que, mediante à nova conjuntura, podem se inscrever até o próximo 30 de outubro nas modalidades Profissional e Estudante. Em função da pandemia do COVID-19, a edição 2020 será realizada em formato digital.

Com o objetivo de estimular a utilização da madeira na arquitetura, entre profissionais e estudantes, foi criado em 2008 o Concurso de Arquitetura em Madeira junto aos Encontros Brasileiros em Madeiras e em Estruturas em Madeira – EBRAMEM, que ocorrem bianualmente pela promoção do Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira – IBRAMEM. Tradicionalmente, a premiação pretende estabelecer-se como um incisivo instrumento de motivação para o desenvolvimento de projetos criativos e de qualidade em madeira nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design no Brasil e nos demais países da América Latina.

Mediante ao aumento do uso do material na construção civil mundialmente, entende-se que a redescoberta da madeira como notável matéria-prima renovável para a construção sustentável é digna de esforços para promoção de popularidade e alternativa urgente perante as realidades ambientais do planeta, sobretudo no Brasil, país de vocação florestal.

Para tanto, estão aptos às inscrições estudantes de graduação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design, além de profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia. Os trabalhos serão julgados por uma equipe internacional de atores da área e premiados separadamente por modalidade de participação. Importante saber que na modalidade Profissional serão aceitas obras construídas e projetos desenvolvidos entre janeiro de 2018 e outubro de 2020. Já a categoria Estudante tem como foco o uso da madeira como sistema preponderante para equipamentos públicos de pequeno porte.

O resultado será divulgado através do site do XVII EBRAMEM e do Núcleo da Madeira no dia 18 de novembro de 2020 e, para os vencedores, está reservada uma viagem com estadia e ingresso para o WCTE – World Conference on Timber Engineering, a realizar-se de 11 a 14 de janeiro de 2021, em Santiago, no Chile.

Programação

30/10/2020, até às 18h (horário de Brasília) | inscrições e entrega dos projetos
31/10 a 17/11/2020 | seleção e julgamento
18/11/2020 | divulgação dos finalistas e resultados

Links importantes

Regulamento e demais documentos necessários para a realização da inscrição.

Esclarecimentos e informações sobre o concurso podem ser solicitados por e-mail à Comissão Organizadora, no endereço [email protected] (inserir como assunto: “Dúvidas”).

A inscrição dos trabalhos deverá ser realizada através do e-mail [email protected] (inserir como assunto: “Profissional” ou “Estudante”).