A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), inaugurou nesta segunda-feira (13), em Itaquera (Zona Leste), a primeira etapa do Parque Nair Bello, um dos processos integrantes do Plano de Metas 2019/2020. Com esta entrega, atualmente a capital conta com 108 parques municipais.
Segundo o prefeito Bruno Covas, foram investidos R$ 3 milhões para implementação do espaço verde. “A obra ficou pronta em abril, exatamente em meio ao período em que os parques estavam fechados. Ele [Nair Bello] começa a funcionar hoje para população de Itaquera”, explicou Covas. “Já começamos a organizar para, quando possível, iniciar as obras da segunda etapa”, completou o prefeito.
O projeto foi desenvolvido pelo Termo de Compensação Ambiental em 2008/2009 e, devido ao tempo decorrido (cerca de 11 anos), foram necessárias algumas alterações (partes da implantação, desenho da passarela, caminhos e calçada), além de compatibilização com o projeto de plantio. Essas alterações foram desenvolvidas e executadas pela equipe de Divisão de Implantação Projetos e Obras (DIPO), da SVMA.
Com aproximadamente 9 mil metros quadrados, o parque é uma antiga reivindicação do bairro Jardim Santa Terezinha e fica próximo de outras duas áreas verdes do bairro: o Parque do Carmo e a Reserva Savoy: “Aqui era um terreno abandonado e a gente tinha muito medo que acontecesse algo que pudesse desvalorizar a região, além de ficar perigoso. Essa área recreativa é importante tanto para os adultos quanto para as crianças. A população também deve ajudar a cuidar do espaço”, afirmou a moradora da região, Sandra Ribeiro.
Administrado pela SVMA, o Nair Bello conta com aparelhos de ginástica, arquibancadas, mirantes, mobiliário, equipamento administrativo, sanitários e outros. A área, que abriga a nascente de um afluente do Córrego Aricanduva, recebeu 1.033 árvores nativas da Mata Atlântica, formando maciços arbóreos que se somam à vegetação remanescente desse bioma. O terreno tem hoje calçadas mais largas e passa a ser acessado por uma passarela elevada, em madeira, que conduz a um mirante.
Junto aos 70 parques que foram reabertos também nesta última segunda-feira, sob medidas de restrição pelo cenário pandêmico, o funcionamento inicial obedecerá ao horário restrito (10h às 16h), somente de segunda a sexta-feira. Seguindo os critérios do protocolo de reabertura dos parques (uso de máscaras, distanciamento social e uso constante de álcool em gel 70%), moradores que pretendem usufruir da nova área não serão comprometidos.