Imagem: Divulgação
Em cartaz até 28 abril de 2019 na Casa de Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos, Portugal, a exposição Infinito Vão retrata 90 anos de arquitetura brasileira. Como parte do programa, o Instituto Moreira Salles de São Paulo (IMS Paulista) sedia de 6 a 9 de novembro um ciclo de conversas e debates com arquitetos envolvidos na mostra.
Estão programadas para a cerimônia de abertura, no dia 6, às 10h30, intervenções de Nuno Sampaio, diretor-executivo da Casa da Arquitectura; Mauro Munhoz, da Flip de Paraty; de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik, curadores da Infinito Vão; e de Maria Rita Amoroso, representante do CAU/SP.
No mesmo dia, a arquiteta portuguesa Inês Lobo falará sobre o projeto da Casa Quelhas, em Lisboa, desenvolvido em coautoria com Paulo Mendes da Rocha. Em seguida haverá uma conversa com Tomas Alvim, do Arq.Futuro.
Por fim, um bate-papo com o tema “Eternizando ideias”, realizado por Nuno Sampaio, Maria Rita Amoroso, Rosa Artigas – do Instituto Vilanova Artigas – e Adriana Caúla, da Universidade Federal Fluminense, com moderação de Fernando Serapião.
No segundo dia do evento, Guilherme Wisnik modera duas conversas: a primeira, entre João Carlos Cauduro e Celso Longo, é sobre “O espaço público paulista”; na outra Ruy Ohtake e Marcos Acayaba abordam o tema “Contra o Chapadão” – trata-se do título do terceiro núcleo temporal da exposição Infinito Vão.
No dia 8, Gustavo Penna e Jô Vasconcellos conversam sobre o tema “Eu vi um Brasil na TV”, com mediação do ensaísta e arquiteto Francesco Perrotta-Bosch. Héctor Vigliecca, Joan Villà e Marcos Boldarini participarão, em seguida, da mesa intitulada “Sentimento na Sola do Pé”, em uma conversa dirigida por Philip Yang, do Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole.
No dia de encerramento do ciclo, “Disputas arquitetônicas” será o tema da conversa entre Cesar Shundi Iwamizu, Emerson Vidigal e Mario Biselli, com moderação de Silas Marti, da Folha de S. Paulo.
Por último, Carolina Bueno, do Triptyque; Marcio Kogan, do Studio mk27; Mario Figueroa, do Figueroa Arquitetura; e Rodrigo Cerviño, do Tacoa Arquitetos, vão conversar sobre “Cultura e Mercado”, moderados por Fernando Serapião.
Além disso, haverá a cerimônia de entrega do título de sócio honorário aos doadores da Coleção Arquitetura Brasileira.
O ciclo de conversas é gratuito e sujeito à lotação da sala. Os interessados devem retirar as senhas 1 hora antes do início do evento.
Confira a programação completa:
Ciclo de conversas arquitetos brasileiros e portugueses
Local Instituto Moreira Salles de São Paulo (IMS Paulista)
Endereço Av. Paulista, 2424 – Consolação, São Paulo (SP)
Data 6 a 9 de novembro de 2018
Horário A partir das 10h30
Mais informações no site da Casa da Arquitectura
Entrada gratuita com retirada de senhas com 1 hora de antecedência no térreo da instituição