IABsp: Prorrogado prazo de inscrição para Concurso de Co-Curadoria da 13ª BIA

Os interessados têm até 31 de janeiro para enviarem suas propostas. Corra!

A 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (BIA) estende o prazo de inscrições de propostas do Concurso de Co-Curadoria até dia 31 de janeiro de 2021, às 23h59. As inscrições são feitas pelo próprio site do evento www.bienaldearquitetura.org.br.

A 13ª Bienal traz como provocação central inicial a RECONSTRUÇÃO, um convite a um amplo debate, com reflexões e propostas que apontem para práticas sociais, arranjos espaciais e as possibilidades de (sobre)viver e transformar a realidade em áreas urbanas e rurais. Parte-se da ideia de reedificar, refundir e renovar as relações dos grupos sociais com seus espaços domésticos, dos cidadãos com os espaços públicos e das tramas pessoais e profissionais, que ocorrem nos espaços de confinamento e nos de usos coletivos, durante e depois da pandemia. Nesta edição, o evento conta com a figura de uma curadora residente, Sabrina Fontenele, Diretora de Cultura do IABsp. Seu objetivo é pensar na edição atual e na construção de um modelo para as edições seguintes, trabalhando em conjunto com a Curadoria Selecionada pelo concurso.

O Concurso de Co-Curadoria propõe para o desdobramento do conceito de RECONSTRUÇÃO, cinco eixos norteadores: Democracia, Corpos, Memória, Informação e Ecologia. O evento deve, ainda, priorizar uma rede de equipamentos públicos e comunitários onde estão desenvolvidos projetos integrados de transformação urbana e ambiental em diálogo com as comunidades locais (Jardim Guarani, Jardim Pantanal, Parque Pinheirinho D’Água, Jardim Lapenna e Parque Novo Mundo) em parceria com o Pacto Pelas Cidades Justas (www.cidadesjustas.org.br); e, também, equipamentos culturais e espaços públicos no eixo da Avenida Paulista para abrigar exposições, debates e atividades que envolvam as populações na cidade.

As propostas serão avaliadas por dez nomes de diferentes áreas da arquitetura e do urbanismo e também das artes: Gabriela de Matos, Sabrina Fontenele, Helena Ayoub Silva, Naine Terena, João Fernandes, Maria Estela Rocha Ramos Penha, Riva Feitoza, Pedro Rivera, Sepake Angiama e Janet Sanz.

Para mais informações, acesse www.bienaldearquitetura.org.br. Em caso de dúvidas, envie e-mail aos endereços: [email protected] e [email protected].

Mais sobre a 13ª BIA

IABsp: conheça os jurados do Concurso de Co-Curadoria da 13ª BIA

Entrevista – Sabrina Fontenele, sobre a 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2022)

IAB-SP: atualizações na programação da 13ª BIA

IAB-SP: saiba como foi o 1º debate preparatório para a XIII BIA de São Paulo

IAB-SP: em nota o 2º debate preparatório para a XIII BIA de São Paulo

IAB-SP: confira na íntegra o último debate preliminar à XIII BIA de SP