IAB-SP: Por uma Rede de Acervos de Arquitetura e Urbanismo

A entidade manifesta a urgência de se estabelecerem práticas em prol à valorização de documentos, conteúdos e materiais em geral do setor arquitetônico brasileiro e pontua suas práticas de fomento ao acesso de informação

Nas últimas semanas, um debate envolvendo a temática dos acervos de arquitetura e urbanismo do país tem se intensificado a partir da notícia de concessão dos materiais de Paulo Mendes da Rocha à instituição Casa da Arquitectura de Portugal, um levante polêmico em meio à comunidade do setor, sobretudo, por desvincular a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), instituição com a qual Mendes da Rocha estabelece entremeada trajetória, da salvaguarda do conteúdo.

Em meio às opiniões contrárias e favoráveis ao fato – incluindo até uma proposta da casa portuguesa ao compartilhamento da guarda do acervo com a faculdade paulista -, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP), pronunciou-se através de carta aberta, na última semana, em defesa ao cerne da questão: o arsenal arquitetônico brasileiro. Confira integralmente a seguir:

Por uma Rede de Acervos de Arquitetura e Urbanismo

São Paulo, 17 de setembro de 2020

É necessária a construção imediata de uma política de incentivo e valorização de acervos de arquitetura e urbanismo no país. Tais acervos são essenciais à investigação em fontes primárias, procedimento metodológico imprescindível para o desenvolvimento de leituras sobre a história da arquitetura brasileira. Essa carência ganha contornos de urgência tendo em vista a situação crítica que vigora no país em relação às políticas culturais, sob ataque constante e com estrangulamento de verbas. Dentro desse contexto, a saída do país do acervo profissional do arquiteto Paulo Mendes da Rocha aparece como agravante, que reforça a urgência de uma articulação institucional ampla. 

Acervos de arquitetura são testemunhos de ideias e de práticas de trabalho que constituem importantes documentos para os estudos da arquitetura, da cidade, das artes, das técnicas, das profissões e de suas relações com a sociedade. Representam um patrimônio cultural que precisa ser preservado, estudado e divulgado. São compostos por documentos de variados suportes, cujas especificidades exigem tratamentos distintos de salvaguarda, organização, catalogação e conservação de modo a permitir ampla difusão entre pesquisadores e interessados. Organizados em arquivos criteriosos, as coleções de arquitetura e urbanismo servem tanto à pesquisa quanto à difusão da cultura técnica, artística e social brasileira.

Apesar da excelência reconhecida internacionalmente de alguns centros, há no Brasil muitos arquivos dispersos e em situações díspares – na administração pública, nas universidades, em entidades culturais e em escritórios particulares. O que pode parecer um problema na realidade é uma potência. No entanto, a atual crise que atinge as instituições brasileiras tem agravado os obstáculos para que ela se efetive. 

Ciente da importância da preservação e divulgação desses acervos para a cultura arquitetônica brasileira, o IABsp, desde dezembro de 2018, vem dialogando com um conjunto de organizações e especialistas no tema para criar as condições necessárias para estabelecer uma  Rede de Acervos de Arquitetura e Urbanismo  no Brasil. Uma ação conjunta de instituições públicas e privadas detentoras de acervos de arquitetura com objetivo de compartilhar políticas de acervos sempre guiando-se por preceitos éticos e normativos de conservação, organização e acesso público à informação.

Uma  Rede de Acervos de Arquitetura e Urbanismo  que se propõe a compartilhar conhecimento, incentivar novas pesquisas e novas leituras, discutir a incorporação de novos acervos e contribuir para a melhoria das técnicas de preservação. Assim, será possível orientar projetos futuros, ampliar o repertório de ações possíveis, bem como garantir o acesso à informação pública, extrovertida por meio da montagem de exposições, publicações, além de seminários sobre o tema. A construção de uma infraestrutura comum, por meio de uma plataforma digital, também é uma missão desejável para conexão das informações dispostas em rede. Para tanto, será necessário buscar convergências entre estratégias para o financiamento dessas iniciativas.

Diante da proximidade do centenário do Instituto dos Arquitetos do Brasil, o Departamento São Paulo (IABsp) tem desenvolvido ações em relação ao seu próprio acervo: organizando, catalogando e disponibilizando documentos,[1] além de promover o debate técnico a partir de eventos acadêmicos e profissionais a exemplo do Seminário Acervos de Arquitetura[2] realizado em janeiro de 2020 que contou com a participação de especialistas e pesquisadores diretamente relacionados ao tema.

Essa carta aberta,  além de uma primeira manifestação pública, é um convite  para todas instituições e profissionais detentores de acervos de arquitetura e de urbanismo que queiram participar desta iniciativa.

[1] Foram digitalizados e disponibilizados documentos relativos às Bienais Internacionais de Arquitetura de São Paulo (catálogos, cartazes, fichas técnicas), Premiação IABsp, Prêmio Jovens Arquitetos, Jornal Arquiteto (aproximadamente 1.139 páginas) e boletins/informativos (aproximadamente 2.604 páginas), além de todos os documentos e desenhos técnicos sobre o Edifício IAB (alguns deles pertencentes ao acervo da FAU-USP). Veja aqui.

[2] Disponível em iabsp.org.br