IAB comemora 100 anos com programação especial

Neste 26 de janeiro, dentre as inúmeras atividades preparadas pela entidade em todo o território brasileiro, destacam-se o lançamento da plataforma ACERVO IAB; as homenagens a Haroldo Pinheiro e Vicente Wissenbach; leitura de manifesto; abertura de exposição; e outras que celebram um século de esforço da entidade em auxiliar a arquitetura e o urbanismo e defender democracia, cultura e direito à cidade!

 

Nesta terça-feira, 26 de janeiro de 2021, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) completa 100 anos de existência e, em virtude de comemorações, a entidade prepara programação especial com homenagens ao arquiteto Haroldo Pinheiro e ao jornalista Vicente Wissenbach, intervenções culturais nas principais capitais brasileiras, além da 166ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), a realizar-se em formato virtual e ao vivo pela Fanpage do IAB.

Especialmente na capital carioca, às 17h30, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) terá parte de sua fachada revestida com banners para saudar a extensa trajetória do Instituto, além da exposição “IAB Centenário na Rua”, que homenageia tamanha construção coletiva encabeçada pela entidade. No horário informado também está previsto a projeção de um vídeo com imagens da montagem da intervenção. Vale informar que a ação cultural também integra a programação de 84 anos do MNBA.

 

Banners comemorativos aos 100 anos do IAB na fachada do MNBA | Imagem: Cortesia IAB

 

Com a intenção de comemorar em todo o Brasil, as sedes dos 19 Departamentos estaduais do IAB – a saber: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe – farão projeções de fotos e documentos que contam a história da entidade.

Outra proposta de ação conjunta entre os Departamentos e Núcleos é o evento “Projetemos o IAB”, iniciativa que convida todos a projetarem, de onde quer que estejam, peças gráficas que mostrem o IAB há um século como entidade de fomento a arquitetura e urbanismo. Os participantes podem fotografar, filmar e publicar em seus perfis das redes sociais utilizando as hashtags #CentenárioIAB, #IAB100, #IAB100anos, #EuSouIAB, #SomosIAB, #IABnaRUA.

Para Maria Elisa Baptista, eleita presidente do IAB em 2020 [saiba mais em Revista PROJETO: Entrevista – Maria Elisa Baptista e Nivaldo Andrade, sobre a nova presidência da Diretoria Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil], existem razões afetivas, culturais e políticas que levam a compartilhar a celebração.

Afetivas, pois éramos 27 engenheiros arquitetos reunidos para fundar o instituto, e hoje somos milhares em todo o país. Culturais, pois reuniram-se para a defesa da cultura nacional e a promoção da arquitetura como expressão extraordinária e legítima da brasilidade, e esse compromisso, atualíssimo, persiste até hoje. Políticas, pois o que nos define é a luta intransigente pela democracia e pela liberdade”, destaca Maria Elisa Baptista, a primeira mulher eleita presidente do IAB.

Confira abaixo a programação e participe!

 

Breve histórico IAB

Em 1921, ano em que o Rio de Janeiro presenciou outra expansão urbana, durante o governo de Epitácio Pessoa, com nova organização das camadas sociais, nasceu o Instituto Brasileiro de Architectura. A entidade foi criada no dia 26 de janeiro, após reunião de 27 arquitetos e engenheiros na Escola Nacional de Belas Artes. O instituto promoveu a proteção da profissão, definiu a tabela de honorários, luta pela realização de concursos públicos de arquitetura e discutiu a formação e o exercício profissional. Tais bandeiras foram erguidas assiduamente desde a gestão do primeiro presidente eleito, o arquiteto Gastão Baihana, que também integrou a comissão encarregada de redigir os estatutos. A agitação crescente em torno das artes e da política brasileira abriu portas para um período de efervescência, que gerou a Semana de Arte Moderna de 1922 e o manifesto Surrealista. Saiba mais em iab.org.br.