Home Competition 2020 convida a explorar casas do futuro

O concurso busca propostas de arquitetura doméstica que se fundamentem nas mudanças do cenário atual. Participe!

Pelo terceiro ano consecutivo, a Home Competition convida arquitetos e designers de todo o mundo a pensarem em como serão as residências no futuro. Mais do que nunca, mediante ao contexto pandêmico, os projetos devem expor como as atuais mudanças tecnológicas, políticas, ambientais e culturais redefinirão os espaços onde vivemos. Os interessados têm até 26 de outubro para inscreverem-se através do site da competição.

Segundo as descrições do concurso de ideias, a casa permanece como lugar arquitetônico mais significativo ao longo da vida e, há tempos, profissionais vêm investigando quais são os papeis que a residência pode desempenhar no desenvolvimento do ser humano. Dessa maneira, o certame estabelece como diretriz principal a proposição de um projeto que defina claramente como o(s) residente(s) interage com o espaço – por meio de representação gráfica e breve memorial explicativo -, seja ele uma casa (ou edifício) multifamiliar, ou uma estrutura adaptável, ou uma experiência de vida temporária, ou ainda uma casa inovadora em diferentes modelos ou escalas.

Para tanto, os participantes podem propor qualquer localização geográfica ao projeto, sempre considerando sua relação com o local. Porém, caso desejem, a proposta pode não estar implantada em um local definido. A serem julgadas pelo júri da edição – a saber, Tatiana Bilbao, Jennifer Bonner, Sean Canty, Vishaan Chakrabarti, J. Yolande Daniels, Neil Denari, Peter Eisenman, Amanda Levete, Aya Maceda, Toshiko Mori, Jennifer Newsom, William O’Brien Jr., Clark Thenhaus, Andrew Zago -, os contemplados poderão receber $ 5 mil na categoria Vencedor geral e $ 1 mil nos Prêmios Pragmático, Inovação e Adaptabilidade.

Programação

1/6 – lançamento da competição
19/7 – prazo da primeira chamada de inscrição ($ 55)
6/9 – prazo da segunda chamada de inscrição ($ 75)
26/10 – prazo final de inscrição ($ 95)
12/2020 – anúncio do resultado

Faça sua inscrição através do link.