Promovido pela Harvard Graduate School, o concurso para o prêmio Wheelwright de design está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro. A competição é voltada para arquitetos recém-formados e uma das mais tradicionais no cenário da arquitetura internacional.
Um dos principais diferenciais do concurso é o valor dado aos vencedores: 100 mil dólares. O prêmio deverá ser usado sobretudo em viagens internacionais que estejam ligadas à linha de trabalho e pesquisa do ganhador.
“A ideia não é apenas viajar – o ato de conhecer o mundo – mas principalmente conectar o pesquisador com temas e questões de geografia de grande relevância para a prática arquitetônica contemporânea”, explica Dean Mohsen Mostafavi, responsável pela organização do prêmio.
Entre os membros da comissão julgadora estão o argentino Jorge Silvetti e Farès el-DahDah, um dos principais estudiosos dos Estados Unidos dedicados ao modernismo brasileiro. Em 2001, ele venceu o prêmio Wheelwright com sua pesquisa sobre as superquadras residenciais de Brasília (foto).
Informações: wheelwrightprize.org
• Paul Nakazawa: Combinando rigor acadêmico e visão empresarial, o professor da Universidade Harvard fala da arquitetura brasileira no cenário internacional
• Japonês Fumihiko Maki recebe a Medalha de Ouro 2011 do American Institute of Architects
• Rafael Moneo: “Resisto muitíssimo à ideia de entender o mundo apocalipticamente”