Foto: reprodução CAU/BR

Haroldo Pinheiro recebe Colar de Ouro no centenário do IAB

A entrega da comenda ocorreu na última terça-feira (26) em meio às especiais comemorações dos 100 anos da entidade nacional

Durante a data comemorativa do centenário do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), 26 de janeiro, o arquiteto e urbanista Haroldo Pinheiro Vilar de Queiroz recebeu a comenda máxima entregue pelo Instituto, o Colar de Ouro, devido sua ampla contribuição ao setor de Arquitetura e Urbanismo nacionais.

Haroldo Pinheiro, que coleciona em seu currículo feitos profissionais de destaque, como trabalhos desenvolvidos ao lado de Athos Bulcão e de João Filgueiras Lima (o Lelé), foi ainda o primeiro presidente do CAU/BR, durante duas gestões (2011/2014; 2015/2017), e permanece como conselheiro vitalício do IAB. Além de presidente do IAB/DF (1998/1999), ocupou o cargo de presidência nacional do Instituto entre 2000 e 2004, momento em que liderou o processo de construção do Colégio Brasileiro de Arquitetos (2002/2003), reunindo todas as entidades nacionais em prol do conselho próprio, concretizado com a Lei nº 12.378, de 2010. No campo internacional, destaque para o cargo de conselheiro adjunto da União Internacional de Arquitetos (UIA), entre 2002 e 2005, e vice-presidente do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa – CIALP (2005/2008).

Haroldo não deixou um só dia de se dedicar inteiramente aos interesses dos colegas arquitetos e urbanistas de todo o Brasil. Sua imprescindível eficácia, capacidade intelectual, assiduidade e lealdade tornaram real um sonho da categoria em ter um conselho ágil e contemporâneo. A disciplina, a seriedade e a trajetória profissional; a lealdade e dedicação do nosso conselheiro vitalício são exemplos para todos nós e nos motivam no Instituto de Arquitetos do Brasil a render-lhe essa homenagem máxima, ao entregar-lhe o Colar de Ouro do IAB”, destacou o vice-presidente da entidade, Rafael Passos.

Em razão das comemorações festivas ao centenário do IAB, Nadia Somekh, atual presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), impossibilitada de participar do evento, enviou um vídeo de saudações prestigiando também o colega arquiteto Haroldo Pinheiro por sua exemplar carreira e o fato do recebimento da comenda. [Veja também na Revista PROJETO: CAU/BR saúda centenário do IAB com pronunciamento de Nádia Somekh].

Comovido ao agradecer pela honraria, Haroldo Pinheiro reconheceu a importância em receber o Colar de Ouro e destacou a felicidade em ver sua geração representada entre os profissionais igualmente condecorados, “composta por personalidades que admiramos e que abriga tantos amigos e amiga com quem eu tive o privilégio de conviver”, disse. Os agradecimentos seguiram ainda “aos muitos colegas que voluntariamente materializaram essa distinção…”, bem como aos “incontáveis companheiros que me acompanharam nas atividades profissionais, nas pranchetas e computadores do escritório, ou nas aulas de Arquitetura e Urbanismo”, continuou.

Pensando em tudo, constato que a vida é mesmo fugaz como um sopro, mas a despeito dos tormentos, é bela. Pessoas como Niemeyer e Bernini souberam sentir e compartilhar, mas vocês, colegas de profissão e de tantas causas, ainda surpreendem de tão generosos e concedem mais esse átimo de emoção e beleza à minha vida. Obrigado por esse instante e por tudo que ele me lembra. Muito obrigado e um forte abraço para vocês, em particular para o amigo Renato Nunes, desde Brasília, invenção de Lúcio Costa e patrimônio cultural da humanidade, muito obrigado”.

Saiba mais em Revista PROJETO

IAB comemora 100 anos com programação especial

Entrevista – Haroldo Pinheiro

Revalorizar o exercício profissional | Por Haroldo Pinheiro