Gustavo Rocha Ribeiro é novo diretor AIA International

Eleito pelos membros do Conselho Geral do Instituto, setor ao qual o cargo é endereçado, o arquiteto e urbanista mineiro assume a diretoria no próximo biênio 2021-2022

(Imagem: Divulgação)

 

Em maio deste ano, o arquiteto e urbanista Gustavo Rocha Ribeiro foi nomeado como Representante do Brasil no American Institute of Architects (AIA) International Region e, no mês de outubro, a dedicação dos últimos cinco meses rendeu a eleição do arquiteto, pelos membros do Conselho Geral, como seu Diretor para o mandato 2021-2022.

O AIA é uma organização profissional com sede nos Estados Unidos cujo objetivo consiste, por alto, em proteger e servir arquitetos e profissionais de design, monitorar questões legislativas de impacto ao público e à profissão, assim como reconhecer e promover a excelência em design arquitetônico, tecnologia e questões relacionadas ao design. Com relação ao específico AIA International Region, tal braço abrange todas as localizações não estadunidenses, e hoje já conta com aproximadamente 2,4 mil membros.

Sobre Gustavo Rocha Ribeiro, natural de Curitiba, o arquiteto formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1992) e fundou a Sito Arquitetura em 1994, após vencer o Concurso Nacional do Centro Cultural Usiminas de Ipatinga (MG), posteriormente publicado em livro exclusivo em 1996. Este prêmio criou uma excelente oportunidade para que Gustavo adquirisse rica experiência no início de sua carreira, que atualmente completa 24 anos de prática generalista.

Pós-graduado (1999) em Especialização em Incorporação Imobiliária pela Universidade FUMEC, de Belo Horizonte (MG), o arquiteto coleciona premiações em outras competições de destaque ao longo de sua carreira, como o da Praça Milton Campos (MG); o do Marco do Centenário de Belo Horizonte; e o da Sede da COHAB, em Belo Horizonte.

Na Sito Arquitetura, Gustavo dirige projetos de diferentes escalas e tipologias – com destaque para Habitação unifamiliar e multifamiliar, Comercial, Hotelaria, Varejo, Uso Misto e Urbanismo, no Brasil e na África. Atualmente é membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG); do comitê BIM da AsBEA; do comitê de construção da EABH; Representante do Brasil no AIA International Region; e, por último, Diretor do AIA International.