Gustavo Penna promove workshop para estudantes e arquitetos

Realizado nos dias 19 e 20 de novembro, na PUC Minas - Poços de Caldas, o workshop terá a presença dos arquitetos e urbanistas Gustavo Penna, Luis Antônio Jorge e Marina Grinover


Imagem: divulgação

A Escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas – Poços de Caldas sediará o workshop “Arquitetura como Símbolo” nos dias 19 e 20 de novembro. A atividade faz parte do projeto “Gustavo Penna 73/23 – 50 anos de Arquitetura, Desenho e Palavra”, que prevê uma extensa programação até 2023, incluindo publicação de livros, concursos, criação de uma plataforma multimídia e exposição sobre o legado do arquiteto mineiro.

O workshop contará com palestras dos arquitetos e urbanistas Luis Antônio Jorge, Marina Grinover, e do próprio Gustavo Penna, que ministrará ainda uma oficina de desenho. Fátima Barnabé e Henrique Ferreira, representantes dos patrocinadores do projeto, debaterão sobre o tema “As visões macro e micro da arquitetura”.

No enecerramento, também ocorrerá uma avaliação dos desenhos apresentados na oficina e o anúncio dos vencedores do 1º concurso de ideias para estudantes do projeto “Gustavo Pena 73/23 – 50 anos de Arquitetura, Desenho e Palavra”.

 

Programação

19/11 (segunda-feira)
9h às 10h – auditório prédio 2

Chão de ferro, ouro de Minas, horizontes do sertão: as dimensões simbólicas e poéticas da arquitetura no seu lugar – Luis Antônio Jorge

A apresentação irá abordar a relação entre os símbolos e a criação poética na arquitetura sensível aos apelos dos lugares.

10h30 às 11h30 – auditório prédio 2

Arquitetura simbólica de um ideário de sociedade – Marina Grinover

A partir da leitura de obras exemplares produzidas no Brasil, a arquiteta pretende relacionar a construção de um ideário de sociedade à plasticidade das construções de Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha.

11h30 às 12h30 – auditório prédio 2

Projetos Simbólicos 1973 a 1983 – Gustavo Penna

Gustavo Penna apresenta seus principais projetos de 1973 a 1983 e fala da importância simbólica desses projetos para a cidade. O arquiteto também fala dos signos e símbolos presentes na sua formação e que influenciaram o seu fazer arquitetônico.

14h às 16h – oficina de desenho com Gustavo Penna

20/11 (terça-feira)
9h às 10h30 – auditório prédio 2

Mesa “As visões macro e micro da arquitetura” – Convidados: Fátima Barnabé (Deca) e Henrique Ferreira (Gerdau)

11h às 13h

Avaliação dos desenhos apresentados na oficina, divulgação dos vencedores do concurso e encerramento do workshop.

Workshop Arquitetura como Símbolo – Gustavo Penna
Local Escola de Arquitetura e Urbanismo PUC Minas – Poços de Caldas
Endereço Avenida Padre Francis Cletus Cox, 1661 – Poços de Caldas (MG)
Data 19 e 20 de novembro (segunda e terça-feira)
Horário 1º dia (das 9h às 16h) | 2º dia (das 9h às 13h)
Valor R$ 80,00 (profissionais) | R$ 40,00 (estudantes)
Patrocínio do projeto Gerdau e Deca
Inscrições no site da universidade PUC Minas – Poços de Caldas