Grife Fendi bancará o restauro da Fontana di Trevi, em Roma

A grife italiana Fendi anunciou que financiará a renovação de um dos principais símbolos de Roma: a Fontana di Trevi. “É uma excelente ideia, um projeto incrível! Trata-se de um símbolo de Roma como o Coliseu ou a Basílica de São Pedro”, afirmou o alemão Karl Lagerfeld, diretor artístico da marca, sobre a iniciativa que custará cerca de 2,12 milhões de euros.

Prevista para terminar em 2015, a obra deverá recuperar todos os detalhes da fonte de quase 300 anos, construída a pedido do Papa Clemente 12 a partir de 1730.

“O restauro demonstra a importância das parcerias públic-privadas”, acrescentou o prefeito romano, Gianni Alemanno, que cederá à grife o direito de exibir seu logotipo nos tapumes que serão instalados ao redor da fonte durante os serviços de recuperação.

A Fontana di Trevi não é o primeiro patrimônio italiano a ser adotado por uma grife. Um dos símbolos de Veneza, a Ponte Rialto, por exemplo, está sendo restaurada graças a um investimento de cinco milhões de euros feito pela Diesel. Já o Coliseu passará por uma limpeza bancada pela marca Tod, que cederá nada menos do que 25 milhões de euros para o serviço.