O Google acaba de anunciar o lançamento de seu mais novo projeto cultural, o Street Art Project, que reunirá aproximadamente cinco mil obras e grafites presentes nas ruas de cidades em diversos países.
Online, a nova plataforma de acesso gratuito contará com imagens fornecidas por organizações culturais, além de intervenções artísticas registradas pela ferramenta Google Street View.
Desenvolvida pelo Instituto Cultural da gigante da internet, a iniciativa é uma extensão do Google Art Project, que promove visitas virtuais por galerias de artes e museus, como o Metropolitan Museum of Art de Nova York e o Van Gogh Museum, situado em Amsterdã. Atualmente, o projeto possui imagens de cerca de 70 mil obras.
Com trabalhos de mais de 1.698 artistas, o acervo abriga obras antigas – já destruídas –, como os murais de 5Pointz em Long Island, nos Estados Unidos, e a torre Tour Paris 13, produzida na capital francesa.
Além de ampliar a divulgação e acesso às intervenções urbanas, a ferramenta quer promover debates sobre a comercialização das obras de arte urbana e questões polêmicas, como direitos autorais e uso de imagem.
“Arte de rua está sujeita a se perder para sempre, mas tempos depois de a pintura ter saídos das paredes, a tecnologia pode ajudar a preservá-la. Assim as pessoas poderão descobri-las e revisitá-las quando quiserem”, afirma Lucy Schwartz, do Google Cultural Institute.
Acesse: www.google.com/culturalinstitute