Em parceria com o Google, quatro renomadas escolas de design de Nova York – Parsons, Pratt, School of Visual Arts e The Cooper Union – criaram o “30 Weeks”, um programa acadêmico experimental, que tem como objetivo incentivar designers a fundarem startups e empresas.
Com 30 semanas de duração, o curso foi estruturado mesclando elementos tradicionais de ensino com o processo de criação das startup incubators.
“É um projeto amplo, com fontes abertas. É um experimento onde todas as escolas podem participar e construir coisas novas. Estamos dando para as escolas uma placa de Petri para desenvolverem novas abordagens”, afirma Robert Wong, diretor do Google Creative Labs.
Por meio de um concurso, 20 pessoas serão escolhidas para formar a primeira turma do curso experimental, previsto para ser iniciada ainda em setembro de 2014. Os únicos pré-requisitos são que os inscritos tenham mais de 18 anos e uma ideia para a criação de um produto inédito.
Desenvolvida pela Hyper Island, a grade curricular do programa englobará matérias nas áreas de administração, engenharia, design de produtos, além de palestras e oficinas com profissionais do setor.