Sistemas de planejamento, planos diretores estratégicos, desenho urbano e governança metropolitana – estes são os temas do Seminário de Política Urbana Q+50, que acontece em São Paulo nesta segunda-feira, dia 27 de maio, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade.
Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o seminário terá mesa-redonda e painel institucional, e palestra com o arquiteto uruguaio Mariano Arana, ex-senador do Uruguai e ex-prefeito de Montevidéu.
A mesa-redonda será mediada por Angélica Alvim, com o tema “Marcos regulatórios e transformação da cidade”, e contará com participações de João Whitaker e Regina Meyer, professores da FAU/USP, e José Police Neto, vereador em São Paulo.
Já o painel institucional “Gestão metropolitana/urbana e projetos/desafios atuais”, será conduzido por Fabiana Izaga e terá participação de Fernando de Mello Franco, secretário de Desenvolvimento Urbano da Cidade de São Paulo, Nabil Bonduki, vereador paulistano, e Renato Pires de Carvalho Viégas, diretor-presidente da Empresa Paulista de Desenvolvimento Metropolitano.
“O que pretendemos é discutir como os planos diretores e os diversos instrumentos de regulação estão contribuindo para melhorar a qualidade de vida nas cidades”, afirma o presidente do Departamento de São Paulo do IAB, José Armênio de Brito Cruz.
O Q+50 é um ciclo de eventos comemorativos dos 50 anos do histórico Seminário Nacional de Habitação Urbana, realizado no Hotel Quitandinha (Petrópolis, RJ) e já passou pelo Rio de Janeiro e pelo Rio Grande do Sul. Depois de São Paulo, o Seminário Q+50 passa por Brasília, Minas Gerais, Bahia e Amazonas.
O seminário terá transmissão ao vivo, via internet, pelo site do IAB, onde também podem se fazer as inscrições: www.iabsp.org.br