Fundação Iberê Camargo recebe exposição sobre Álvaro Siza

Até 5 de agosto, a mostra exibirá a série fotográfica de Jordi Burch, que explora as marcas da passagem do tempo nos projetos do arquiteto português Álvaro Siza Vieira

Campo di Marte, Giudecca – Veneza/Itália (Foto: Jordi Burch)

 

Parte das comemorações dos 10 anos de construção de seu edifício-sede, em Porto Alegre, a Fundação Iberê Camargo apresenta deste sábado, 16 de junho, a 5 de agosto a exposição “As Durações do Rastro – A fotografia de Jordi Burch frente à arquitetura de Álvaro Siza Vieira”.

Com curadoria de Veronica Stigger, a mostra traz uma série com 40 imagens do fotógrafo português de origem catalã Jordi Burch, que registra sua passagem por quatro conjuntos habitacionais europeus projetados por Álvaro Siza – também autor do projeto arquitetônico da Fundação Iberê Camargo.

A ideia para o trabalho veio de um convite que Burch recebeu para participar da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2016, no pavilhão de Portugal dedicado a Siza. No projeto, chamado de “Neighbourhood – Where Alvaro meets Aldo”, Burch e uma equipe de cinegrafistas acompanhariam visitas do premiado arquiteto português a conjuntos habitacionais de sua autoria: Bairro da Bouça (Porto/Portugal, 1973); Campo di Marte, na Giudecca (Veneza/Itália, 1983); Kreuzberger (edifício Bonjour Tristesse, Berlim/Alemanha, 1984); e Schilderswijk West (Haia/Holanda, 1985).

O fotógrafo, no entanto, foi além do desafio proposto: ao lado do arquiteto, explorou os rastros, marcas e impressões deixadas pela passagem do tempo na arquitetura de Siza, revelando as principais transformações sociais e urbanas ali ocorridas.

Na abertura da exposição – neste sábado, 16 de junho, às 14h – o fotógrafo e a curadora realizam uma conversa gratuita e aberta ao público.

Exposição As Durações do Rastro – A fotografia de Jordi Burch frente à arquitetura de Álvaro Siza Vieira
Local Fundação Iberê Camargo
Endereço Avenida Padre Cacique, 2000 (4° andar) – Porto Alegre (RS)
Abertura 16 de junho, às 14h
Período 16 de junho a 5 de agosto de 2018
Visitação Sábados e domingos, das 14h às 19h (último acesso às 18h45min); De quarta a domingo, a fundação também recebe grupos agendados – basta ligar no Programa Educativo: (51) 3247-8000
Mais informações no site da fundação
Entrada franca