Visitação durante o evento Pavilhão aberto 2022 (Foto: Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo)

Fundação Bienal de São Paulo realiza 2º encontro Pavilhão Aberto 2022

Próximo evento acontece neste sábado, 11 de junho, gratuitamente, e inclui palestra, visita guiada, oficina, e mais na programação. Participe!

A Fundação Bienal de São Paulo convida novamente a população da cidade a conhecer o Pavilhão Ciccillo Matarazzo no próximo sábado, 11 de junho, quando acontece o segundo encontro do ano do programa ‘Pavilhão aberto’. Intitulado ‘Urbanidades possíveis’, o evento contará com conversa junto da arquiteta Louise Lenate Ferreira da Silva; visita ao Pavilhão com a equipe de Educação da Bienal; e oficina de dança free step para crianças, com o grupo Crossover.

O programa começa às 11h com a conversa ‘Urbanidades possíveis – reinterpretar a cidade exposta’, com Louise Lenate Ferreira da Silva, pesquisadora e co-curadora da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, quando a arquiteta discorrerá sobre a escolha e a concepção de espaços para eventos expositivos como as Bienais de artes e de arquitetura em São Paulo, discutindo as possibilidades de usufruir da cidade e mediar as diversas interpretações entre habitantes e o espaço construído.

Visitação durante o evento Pavilhão aberto 2022 (Foto: Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo)

 

Às 14h o público pode participar de uma visita mediada ao Pavilhão, feita junto à equipe da Bienal, em conversa sobre preservação cultural e arquitetônica, além de uma breve apresentação sobre a história do edifício e alguns de seus usos pela Fundação Bienal. A visita ainda propõe uma troca sobre as Bienais de Arquitetura, evento que surgiu dentro da Bienal de São Paulo e que foi realizado no Pavilhão da Bienal até 2009, em diálogo com o tema da atual 13ª Bienal de Arquitetura, “Travessias”.

Logo após a visita guiada, será realizada, às 15h, a programação especial para crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas de seus adultos, inclui a Oficina de dança urbana free step, com o grupo Crossover.

 

Visitação durante o evento Pavilhão aberto 2022 (Foto: Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo)

 

Além das atividades com inscrições gratuitas, o Pavilhão estará aberto o dia inteiro para visitação livre (última entrada às 17h30). QR Codes foram distribuídos pelas colunas do local para que se possa acessar informações históricas e curiosidades, enquanto se passeia pelo prédio. A equipe da Fundação Bienal também elaborou uma playlist no Spotify com músicas que dialogam com o tema do dia, acessada através do link.

 

Visitação durante o evento Pavilhão aberto 2022 (Foto: Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo)

Sobre o Pavilhão aberto 2022

A segunda edição do programa Pavilhão aberto acontece de maio a novembro e é composta por conversas com convidados de perfis diversos (os nomes envolvem desde o professor de arquitetura Guilherme Wisnik até o Padre Júlio Lancellotti), oficinas para crianças, visitas mediadas ao Pavilhão e conteúdos digitais complementares.

Este ano, o programa trata de questões relacionadas à preservação, modernização e usos contemporâneos do patrimônio histórico e arquitetônico do Pavilhão. Serão seis encontros divididos em dois programas com enfoques complementares. O primeiro, que acontece de maio a julho, parte do Pavilhão da Bienal para abordar conflitos contemporâneos. O segundo, que vai de setembro a novembro, busca discutir como o espaço determina experiências estéticas e sociais, e como artistas contribuem para imaginar diferentes usos para ele.

No encontro de julho, que acontece no sábado 16/07, o Pavilhão recebe o padre Júlio Lancellotti e a artista Carmela Gross. A primeira edição do ‘Pavilhão aberto’ aconteceu entre setembro de 2019 e janeiro de 2020, e reuniu ações com os arquitetos Álvaro Razuk, Anna Helena Villela, Lúcio Gomes Machado e o curador Rodrigo Queiroz.

 

Programa Pavilhão aberto 2022 – Encontro 2: Urbanidades possíveis

11 de junho de 2022, sábado
11h
Conversa com Louise Lenate Ferreira da Silva: Urbanidades possíveis – reinterpretar a cidade exposta
Inscrições gratuitas aqui

14h Visita mediada ao Pavilhão, com equipe da Bienal
Inscrições gratuitas aqui

15h Oficina de dança free step para crianças com o grupo Crossover
Inscrições gratuitas aqui
*Faixa etária recomendada 6 a 12 anos
**Participação mediante acompanhamento de adulto responsável

 

Programa Pavilhão aberto 2022 – Encontro 2: Urbanidades possíveis
Local
Pavilhão Ciccillo Matarazzo – Parque Ibirapuera
Endereço Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Moema, São Paulo – SP, 04094-050
Data
11 de junho de 2022, sábado
Horário 10h às 18h, visitação livre (não é necessário se inscrever; última entrada às 17h30)