Finlândia quer eliminar uso de automóveis até 2025

Helsinque planeja reformular o sistema de transporte público, integrando e ampliando as opções de deslocamento

Capital da Finlândia, a cidade de Helsinque anunciou um ambicioso plano para reformular seu sistema de transporte público com o objetivo de eliminar a necessidade e o uso de carros particulares até 2025.

O programa urbanístico prevê a ampliação, modernização e integração da rede de metrô, ônibus e bondes, que tem rotas circulares no perímetro que abrange o centro da cidade.

Além de mudanças na administração do transporte público, a prefeitura de Helsinque também investirá em tecnologia a fim de incentivar e facilitar o acesso às novas opções de deslocamento.

Utilizando smartphones, cidadãos e turistas poderão planejar rotas e itinerários por meio de um aplicativo oficial, que incluirá todas as opções de transporte e apontará as formas mais rápidas, baratas e/ou confortáveis de chegar a um determinado destino.

De acordo com a engenheira de transportes Sonja Heikkilä, uma das responsáveis pelo projeto, os adultos de hoje estão mais preocupados com meios de locomoção acessíveis e convenientes. “Um carro não é mais um símbolo de status para os jovens deste país”, ressalta.