Com uma obra marcada pelo uso de tecnologias e materiais inovadores, os irmãos Roberto nunca obtiveram o mesmo reconhecimento que arquitetos de seu tempo como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
Realizado por Ivana Mendes e Tiago Arakilian, o documentário “Os Irmãos Roberto” tenta corrigir essa questão, contextualizando e fazendo uma retrospectiva da história e do trabalho de Maurício, Milton e Marcelo Roberto.
Apesar de dificuldades para encontrar arquivos, os documentaristas reuniram 30 fotos históricas e realizaram entrevistas com os arquitetos João Calafate, Ernani Freire, Roberto Cruz, Alfredo Brito, Dayse Gois, Luiz Felipe Machado, Ana Luiza Nobre e Masao Kamita.
Segundo seus realizadores, o filme divulga a importância que os irmãos tiveram e têm na arquitetura do Rio de Janeiro e do Brasil.
Escolhido para participar da mostra competitiva do “Festival É Tudo Verdade” em 2012, assim como da mostra Retratos do “Festival do Rio” no mesmo ano, o documentário estreou publicamente no último dia 28 de abril, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro (IAB-RJ), acompanhado de um debate com os realizadores e alguns arquitetos.
O filme também está em exibição no Canal Brasil, com sessões programadas para as 15h desta quarta-feira, dia 7 de maio, e também às 13h do domingo, dia 11 de maio.