FIAC 2021 se destaca pela excepcional qualidade de conteúdo. Confira!

Parte integrante da programação da Expo Revestir, o Dia do Arquiteto do Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo (FIAC) ofereceu, ao enorme público reunido virtualmente, apresentações individuais do seleto quadro de arquitetos nacionais e internacionais, composto por Isaac Safdie e Sean Sensor (Safdie Architects); José Bofill e Lara Kaiser (Perkins&Will); e o multipremiado Christian de Portzamparc, também vencedor do Pritzker (1994)

Na última quinta-feira (25/3), aconteceu a 19ª edição do Dia do Arquiteto – Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo (FIAC), como tradicional evento integrante da programação da Expo Revestir. Neste ano, totalmente virtual, o encontro gratuito e aberto ao público, sob a curadoria da revista PROJETO – e patrocínio das marcas Deca, Ceusa, Portinari, Coral e Mercedes Benz Caminhões -, foi contemplado com as ilustres palestras de Isaac Safdie e Sean Sensor (Safdie Architects); José Bofill e Lara Kaiser (Perkins&Will); e de Christian de Portzamparc, também vencedor do Pritzker (1994); assim como pelos posteriores bate-papos individuais mediados por Fernando Mungioli e Evelise Grunow, respectivamente, Publisher e Editora Executiva da PROJETO.

Há um ano estávamos em um auditório lotado, naquela que foi a última semana de vida normal, justamente no momento em que foi decretada a pandemia (…). Na contramão de muitos mercados, nos termos atuais, o setor da arquitetura e construção se aqueceu, o que para mim é um termômetro do quanto o modo de viver e trabalhar tende a mudar de agora em diante. Esse é um dos temas que abordaremos no extenso programa de hoje. Falando em programa, quero agradecer aos convidados de hoje por aceitarem nosso convite (…), e dizer que certamente darão um show de arquitetura para nós”, exclamou Fernando.

Estreando o ciclo, Isaac Safdie e Sean Sensor (Safdie Architects) apresentaram projetos que elucidam não somente as reconhecidas práticas arquitetônica e urbana de seu portfólio, mas questionamentos que fazem parte do “DNA da Safdie”. Com início pelo famoso Habitat ’67, situado em Montreal, Canadá, Sean expôs ao público os inúmeros usos, escalas e complexidades projetuais tematizadas pelo escritório, por meio das obras Sky Habitat (Singapura); Qorner Tower (Quito, Equador); Crystal Bridges Museum of American Art (Bentoville, Estados Unidos); Serena del Mar (Colômbia); Jewel Changi  Airport (Singapura); e, em território brasileiro, especificamente na capital paulista, o Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Albert Einstein.

Como produto de longos anos de experiência, o Centro apresenta um conjunto de soluções de sucesso em diálogo direto com aquelas atestadas em projetos anteriores do escritório. Os diversos usos a serem contemplados pela sede, já em construção, são dispostos e acolhidos pelo domo central, onde imediatamente abaixo encontra-se o amplo jardim de contemplação e estar. Como destaque, cita-se a inventividade tecnológica aplicada após séries de testagens – prática de execução inusual no Brasil -, e expressa, sobretudo, pela cobertura envidraçada e duplamente resistente à isolação direta e aos ruídos pelo sistema de fritas que reproduzem o efeito das copas das árvores.

 

 

Na sequência, Lara Kaiser, líder do setor de arquitetura hospitalar e gestora operacional do Perkins&Will São Paulo, junto de José Bofill, Diretor Associado da sede em Miami, apresentaram cases de sucesso assinados pelo escritório e prosseguiram com a demonstração do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Albert Einstein, projeto pelo qual são também responsáveis por programa e planejamento da ala de educação de Ciências e Saúde. Sobre a parceria mútua com a Safdie, Lara comentou:

“Regras e responsabilidades entre os membros do grupo foram sempre bem estabelecidas. Fomos convidados pelas Albert Einstein e Safdie para formarmos um grupo de trabalho, pois ambos temos visão e conhecimentos global e local. Juntos tínhamos expertise nos setores da saúde, laboratórios e educação. Para complementar o grupo, trabalhamos com a Arcadis Management e a Racional, empresa de engenharia e construção, desde o início do processo”.

Finalizando o encontro, Christian de Portzamparc envolveu o público com palavras e projetos que ilustram sua brilhante carreira, pautando-se pela defesa da efetiva criação do “lugar na arquitetura” e, sobretudo, pelo dever do arquiteto em considerar, a cada exercício profissional, a coexistência simbiótica entre preservação ambiental e a satisfação de necessidades humanas nas cidades.

A questão ambiental tem uma importância enorme, mas não devemos esquecer de que, em poucos anos, milhões de novos habitantes chegam nas cidades. Nós devemos considerar, portanto, ambas as condicionantes como interligadas entre si. (…) Também gostaria de falar nesta tarde sobre a questão do lugar. Antes das problemáticas do programa, em cada projeto de arquitetura e urbanismo, o arquiteto deve descobri-lo, (…) pois um ‘sítio’ não é universal, mas sim particular, único”.

Saiba mais na PROJETO

Como foi a estreia do Anuário PROJETO 2021!