(Imagem: cortesia FGMF Arquitetos)

FGMF desenha coleção exclusiva para a Tok&Stok

As peças, inspiradas em materiais típicos do canteiro de obras e na feição industrial dos grandes centros urbanos, possibilitam compor sob diversas modulações

Reconhecidos por projetos emblemáticos e pela soma em prêmios nacionais e internacionais, o escritório paulistano FGMF produziu recentemente uma linha exclusiva de móveis e acessórios em parceria com a Tok&Stok. Intitulada “FGMF para Tok&Stok – Olhar urbano de fora para dentro”, traz consigo produtos modulares inspirados tanto nos projetos do próprio escritório quanto na característica industrial dos centros urbanos.

“Os móveis foram inspirados no nosso dia a dia da arquitetura e experiência no mundo da construção civil. Quando se faz arquitetura, em geral, a cabeça trabalha com grandes desenhos de projetos únicos. Nós já vínhamos desenvolvendo peças de design, mas para esse projeto com a Tok&Stok nós tivemos que entender o desenho de produto em escala, em um processo criativo semelhante ao da arquitetura, mas com uma preocupação investigativa muito diferente”, conta Lourenço Gimenes, sócio fundador do FGMF junto de Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz.

 

O trio, ao lado de Gabriel De La Cruz Mota, líder do departamento de design de produto do escritório, imaginaram peças que se unissem de diversas maneiras para criarem diferentes composições e contarem uma história inspirada em elementos urbanos e industriais. Dessa maneira, o sofá modular, por exemplo, é influenciado pelas armações de blocos de fundação, estruturas de aço reforçam a sustentação da construção. Já o mancebo se inspira no arranque de obra, vergalhões que provenientes de uma peça de concreto para serem incorporados à concretagem seguinte.

A modularidade que aplicamos nos móveis e acessórios também aparece muito forte na nossa arquitetura. Vários de nossos projetos possuem esses elementos e característica, a partir de uma peça vamos formando um todo, e, no caso do mobiliário, dependendo do tamanho da casa, existe a possibilidade de compor as peças para chegar no arranjo ideal”, conta Gimenes.

 

Para saber mais sobre a produção do escritório, acesse o site oficial FGMF.