Federação Nacional dos Arquitetos tem novo presidente

O novo presidente foi eleito durante a 40ª edição do Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (Ensa) realizado na capital do Rio Grande do Sul


Foto: Caroline Jardine

Cícero Alvarez, nascido em Cruz Alta, RS, arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – e que atualmente é funcionário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre – é o novo presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA).

O arquiteto foi eleito no sábado, 19 de novembro, durante a 40ª edição do Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (Ensa) realizado na capital do Rio Grande do Sul.

Alvarez, que tomou posse na noite do próprio sábado em cerimônia realizada no Memorial Luiz Carlos Prestes, naquela capital, estará à frente da FNA pelo triênio 2017/2019. Ele liderava a chapa Tempos de Luta, que reúne outros 21 arquitetos e urbanistas com representação de diferentes estados e proporcionalidade de gênero – o arquiteto sucede a Jeferson Salazar, do Rio de Janeiro, na presidência da federação. Sua 1ª vice-presidente é a arquiteta e urbanista Eleonora Mascia, de Caxias do Sul, RS.

O novo presidente listou como prioridades de sua gestão a preservação do estado democrático de direito, a intensificação das relações com outras entidades do segmento e o acompanhamento das mudanças nas legislações e regras da ABNT. “Nossa ideia é trabalhar perto dos sindicatos para facilitar os processos e a ampliação da participação da categoria. Precisamos desmistificar a visão que a sociedade tem dos sindicatos, o preconceito que imputaram a nós”, observou, reforçando que o grupo desempenhará um trabalho coletivo e unido. “É preciso que o todo prevaleça sobre o nosso umbigo”, concluiu.

www.fna.org.br