Nascido em 2017, o Fazendinhando é um movimento de regeneração territorial pautado em desenvolvimento cultural, educacional e social, feito por e para os moradores e fruto da comunidade do Jardim Colombo, na zona Oeste de São Paulo. Com cerca de 15 mil moradores, o grupo se organiza em um modelo de gestão horizontal e compartilhada, apoiado por entidades públicas e privadas.
É sob tal organização crescente que o trio gestor do Fazendinhando – composto por Ester Carro, arquiteta, urbanista social e presidente do movimento, Kamilla Bianca, videomaker e fotógrafa, e Erik Luan, estudante de Saúde Pública na Universidade de São Paulo – foi selecionado para um intercâmbio em Bogotá, na Colômbia, na intenção de capitanear novos aprendizados pelos modelos de gestão de projetos sociais locais para contribuir com os brasileiros.

Nosso objetivo é também ampliar o networking, conhecer diferenças que existem dentro da América Latina neste âmbito e entender como as transformações acontecem por lá. Serão 45 dias de muito aprendizado”, explica Ester Carro, presidente do Fazendinhando.
Prevista para acontecer a partir de janeiro de 2022, a imersão terá duração de 45 dias e se dará junto à Fundación Jesús El Buen Pastor, uma organização social que orienta atividades de planejamento, gestão e execução de projetos sociais para crianças. O desafio do trio brasileiro será, portanto, estruturar um projeto para a comunidade em que a referida fundação atua.
Sabe-se que o intercâmbio é iniciativa e conta com a aprovação da AIESEC, plataforma internacional que permite jovens explorarem e desenvolverem seu potencial de liderança, conquistando um impacto positivo na sociedade em todo mundo. Dessa maneira, requisitos prévios foram rigorosamente avaliados para a conquista da oportunidade, dentre eles o conhecimento prévio de gestão de projetos sociais no Brasil.
Sobre a arrecadação
O programa inclui hospedagem e uma refeição diária a cada um dos representantes, porém, para que possam viabilizar a viagem, ainda se faz necessário custos de passagem e demais refeições. Segundo a estimativa de Erik Luan, do setor Financeiro do Fazendinhando, é preciso 30 mil reais para os 45 dias de viagem do trio.
A captação de recursos também inclui contrapartidas, como palestras e encontros de conhecimento a realizarem-se no retorno, bem como a divulgação do movimento em canais do Fazendinhando durante os dias de viagem.
Para contribuir, basta acessar o link e fazer sua doação em dinheiro via PayPal.
Saiba mais na PROJETO
Jardim Colombo: em tempos de pandemia, uma gestão horizontal