Favos de mel inspiram projeto de Bjarke Ingels no Caribe

Edifício residencial nas Bahamas tem fachada marcada pelo desenho hexagonal das varandas, todas com piscina privativa

Bjarke Ingels, do escritório dinamarquês BIG, acaba de revelar detalhes de seu mais novo projeto, um edifício residencial com 16 mil metros quadrados de área construída, mais as praças públicas adjacente, nas Bahamas, Caribe. O nome do prédio – Honeycomb – indica a inspiração das fachadas: os favos de mel que, no caso da construção, definem as futuras varandas dos apartamentos, todas com piscinas privativas.

O padrão hexagonal das varandas, além de definir as fachadas do edifício, deverão emoldurar as vistas de dentro dos imóveis. Mas é o espaço livre privativo que determina o projeto, afinal as piscinas de todas as varandas serão de borda infinita e, mesmo nos andares mais baixos, a vista para o mar será panorâmica.

O edifício será a estrutura mais alta de Albany, praia que reúne campos de golfe e residências de luxo ao sul da New Providence Island. “Inspirado pela localização litorânea, o desenho hexagonal evoca a geometria natural encontrada em certas formações de corais e, claro, nos favos de mel”, explica Bjarke Ingels.

No nível do solo, o padrão da fachada parece derreter sobre a praça, criando uma sutil transição entre a arquitetura do edifício e o paisagismo do térreo. Ao redor da edificação, os hexágonos se transformam em pequenos montes cobertos com plantas tropicais e palmeiras. O centro da praça, por sua vez, é definido por um espelho d’água e uma rede de pequenos riachos artificiais.