(Foto: Anderson Lira / Framephoto / reprodução Estadão Conteúdo)

FAU + D Mackenzie debate projeto do Novo Anhangabaú

O encontro virtual contará com a participação de Mário Biselli, José Augusto Aly, Carlos Leite, Elisabete França e Raul Juste Lores. Participe!

Na próxima quarta-feira (19/8), às 17h, a Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU + D MACK) promove “O projeto do Novo Anhangabaú”, 4º Webinar da série Projeto em Debate organizado pela instituição. A transmissão gratuita ocorrerá via canal FAUMACK do YouTube e requer inscrição prévia.

Moderado pelo arquiteto José Augusto Aly, Mestre na FAUMACK, o debate será apresentado por Mário Biselli, do Biselli Katchborian Arquitetos Associados (autor final do projeto), e contará com a presença dos arquitetos Carlos Leite (FAUMACK), Elisabete França, Secretária Municipal de Transportes e mestre na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP); e Raul Juste Lores, Redator-Chefe da Veja São Paulo e autor do livro São Paulo nas Alturas.

O tema é inspirado nas recentes discussões virtuais que vêm ocorrendo sobre o projeto situado no centro de São Paulo. Nelas, a obra é alvo de críticas após a divulgação da imagem que mostra parte do vale sem árvores e em sua maior parte concretado – ainda em curso e prevista para ser entregue em setembro, a obra receberá espécies dentro em breve. Além desse apontamento, especialistas contestam o alto custo da obra, R$ 94 milhões, que supera em R$ 14 milhões o orçamento inicial custeado pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) de São Paulo.

Ademais, outra crítica refere-se à suposta falta de consulta pública para idealização e realização da proposta. Segundo opinião concedida à Folha de São Paulo por David Sim, diretor criativo do escritório dinamarquês Jan Gehl – consultor do projeto em 2013 -, foram realizadas diversas oficinas em que centenas de pessoas foram ouvidas.

Essas e outras questões estarão em pauta no encontro virtual. Não deixe de participar! do

4º Webinar Projeto em Debate: “O projeto do Novo Anhangabaú”
Data 19 de agosto de 2020
Horário 17h
Abertura Angélica B Alvim, diretora FAUMACK
Apresentação Mário Biselli, do Biselli Katchborian Arquitetos Associados (autor final do projeto)
Moderação José Augusto Aly (FAUMACK)
Debate Carlos Leite (FAUMACK); Elisabete França, Secretária Municipal de Transportes e mestre na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP); Raul Juste Lores, Redator-Chefe da Veja São Paulo e autor do livro São Paulo nas Alturas
* link para inscrição
* transmissão pelo canal oficial FAU Mackenzie do YouTube