Faltam 10 dias para o fim das inscrições no 2º Concurso Weefor ARQ!

A Weefor mantém abertas as inscrições de seu 2º concurso aberto de arquitetura até o próximo 17 de junho! Mais uma vez o objetivo é contratar uma proposta de empreendimento residencial a ser implantado em Curitiba (PR). Corra e participe!

A segunda edição do Weefor ARQ, concurso aberto que construirá um edifício residencial em Curitiba, permanece com inscrições abertas até o próximo 17 de junho. Sob realização da incorporadora Weefor, desta vez em conjunto com a revista PROJETO, a iniciativa tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento da Arquitetura como disciplina fundamental para o desenvolvimento de espaços que promovam experiências mais integrativas do habitar, atestando a Weefor como a primeira do segmento no mercado brasileiro a lançar-se nessa busca através de concursos, materializando propostas que aliam reais necessidades de pessoas e cidade, à medida que estimula o exercício arquitetônico pela prática de certames públicos.

Sabe-se que o modelo participativo permanece como o grande diferencial de cada proposta inscrita, assim como na primeira edição, colocando a discussão arquitetônica coletiva no centro do processo e abrindo espaço para que arquitetas(os) urbanistas de diferentes perspectivas tenham a oportunidade de propor um novo olhar sobre o nicho da habitação.

Os mesmos princípios norteadores dão ainda corpo a um manifesto, no qual a empresa paranaense ressalta o viés transformador e opositor às forças do mercado, bem como a necessidade de democratizar e ampliar, nacionalmente, o pensamento arquitetônico. Este manifesto pode ser acessado, bem como diversas outras informações sobre o certame, pelo site dedicado ao concurso.

 

Na edição de 2019 foram eleitas três propostas que atenderam adequadamente tanto legislação quanto melhores formas de implantação, no que diz respeito à integração com a cidade, visuais, permeabilidade e fruição. Em primeiro lugar o edifício MUDA WF, do NN Arquitetos Associados, da dupla Baldomero Navarro Gomes e Beatriz Froes Nachtergaele, atualmente em fase de construção na capital curitibana (Imagem: Cortesia dos autores)

 

A iniciativa também explora a seleção de um grupo de jurados composto exclusivamente por arquitetos, na intenção de aprimorar a seleção das propostas. Aliado ao conjunto das arquitetas Fernanda Barbara (UNA bv, São Paulo), Luísa Konzen (Hype Studio, Porto Alegre) e Daila Coutinho (Vazio S/A, Belo Horizonte), e o arquitetos Igor Spanger (Grifo Arquitetura, Curitiba), Celso Rayol (Cité Arquitetura, Rio de Janeiro) e Fernando Forte (FGMF, São Paulo), uma comissão de especialistas dará apoio técnico em questões como legislação local, mobilidade, conforto e sustentabilidade, e outros itens previstos no edital.

À proposta vencedora reserva-se o prêmio em dinheiro baseado nas Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, reguladas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), e também nas práticas do mercado local.

As inscrições e demais informações e condições de participação podem ser conferidas no site oficial (www.weefor.arq.br), sendo o montante da taxa de inscrição revertido ao Instituto WF, que viabiliza a concretização de projetos de impacto social.

 

Através do Instituto WF viabilizam-se projetos de impacto social (Imagens: Cortesia dos autores)

 

Acesse

www.weefor.arq.br

 

 

Saiba mais na PROJETO

Conheça o júri do 2º concurso Weefor ARQ!