Exposição reúne projetos de Grandjean de Montigny para o Rio de Janeiro

A mostra traz obras do arquiteto francês que marcaram a arquitetura da capital fluminense

Abrindo a agenda de exposições de 2017, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro, inaugurou a mostra “Grandjean de Montigny e Rio de Janeiro no século XIX – Planos e projetos de um arquiteto francês para uma metrópole em construção”. 

Os traços do arquiteto francês Grandjean de Montigny desempenharam um papel relevante pelas transformações e adaptações produzidas na paisagem da cidade, visando se adaptar ao novo status adquirido – após ter recebido a família Real e a corte portuguesa a partir de 1808.

O arquiteto, que desembarcou no Brasil em 1816, possuía uma robusta formação, incluindo aulas na Academia de Arquitetura de Paris e estudos na Academia de França em Roma, além de muitas premiações.

Montigny projetou obras que marcaram a arquitetura do Rio, como a Academia Imperial de Belas Artes (da qual o MNBA é herdeiro de boa parte do acervo), o prédio da Praça do Comércio, atual Casa França-Brasil, o Solar Grandjean de Montigny (na PUC-RJ), bem como diversos chafarizes, como os de Benfica, da rua São Clemente e o da Carioca (já demolido).

Para as curadoras da exposição, Laura Abreu e Claudia Ribeiro, a ideia é fazer com que o visitante percorra um Rio de Janeiro do inicio do século 19, observando as transformações realizadas em uma cidade colonial que embalava seu crescimento por abrigar a sede do Império português.

A exposição exibe originais do acervo do MNBA e reprodução de obras da Biblioteca Nacional, Museu D. João VI (da EBA/UFRJ), e do Arquivo Nacional, reunindo parte do trabalho de Montigny.

GRANDJEAN DE MONTIGNY E RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XIX
Local Museu Nacional de Belas Artes
Endereço Avenida Rio Branco, 199 – Cinelândia, Rio de Janeiro
Data 13 de janeiro a março de 2017
Visitação terça até sexta de 10h às 18h; sábado, domingo e feriado de 13h às 18h.
Ingressos R$ 8,00 inteira, grátis aos domingos
Informações (21) 3299-0600; www.mnba.gov.br