Exposição e livro marcam 30 anos do Sesc Pompeia, em SP

O lançamento do livro “Cidadela da Liberdade: Lina Bo Bardi e o Sesc Pompeia” e a abertura da exposição “Sesc Pompeia 30 anos”, em 27 de fevereiro, dão início às comemorações do aniversário de três décadas do conjunto projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi – um dos mais celebrados e freqüentados espaços de lazer, esporte e cultura de São Paulo.

Com curadoria dos arquitetos André Vainer e Marcelo Ferraz, que, ainda como estagiários foram colaboradores da arquiteta no projeto, a exposição ficará em cartaz no hall do teatro da unidade até 30 de junho.

Através de uma linha do tempo, a exposição mostrará desde a ocupação original das antigas instalações industrias, no final da década de 1930, pela empresa alemã Mauser & Cia, seguida pela Indústria Brasileira de Embalagens Ibesa, até a restauração e transformação proposta e executada por Lina Bo Bardi.

Informações específicas sobre os conceitos do mobiliário e estruturas da edificação poderão ser conferidas na mostra, além de fatos curiosos e material inédito. O público também poderá visualizar vídeos com entrevistas de Lina Bo Bardi, maquete eletrônica e registros históricos de shows, eventos, exposições, realizados ao longo dos últimos trinta anos.

Vainer e Ferraz são também os organizadores do livro da Edições Sesc SP. O embrião da atual publicação foi um catálogo que a dupla organizou, em 1999, durante a quarta Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, apresentando a exposição que tinha o mesmo nome do livro.

Desenhos, imagens e textos foram acrescentados ao material original, propiciando ao leitor novas leituras e conexões, constituindo-se em fonte de pesquisa e de inspiração para interessados neste trabalho e na arquitetura em geral.

O livro pode ser adquirido em todas as unidades Sesc SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal: www.sescsp.org.br