Exposição em São Paulo é inspirada no Edifício Copan

Amanhã (31) inaugura a exposição “Avalanche”, da artista alemã Katinka Bock, cuja inspiração veio do famoso Edifício Copan e da própria cidade de São Paulo


Obra da artista Katinka Bock (Foto: Divulgação)

No dia 31 de agosto de 2019, o Pivô – associação cultural sem fins lucrativos que atua como plataforma de experimentação artística para artistas, curadores, pesquisadores, estudantes e público em geral – inaugura a exposição “Avalanche”, da artista alemã Katinka Bock. A série, exposta até o dia 9 de novembro desse ano, traz esculturas concebidas em bronze, cerâmica, argila crua e outros materiais produzidas a partir da relação entre Bock, o Edifício Copan e a cidade de São Paulo.

“Esta exposição é sobre lugares onde as pessoas vivem juntas, populações, zonas problemáticas, zonas de contato e ternura, corpos poluídos, perda de controle, momentos em suspensão, motivos para ficar juntos. Cidades são todas diferentes, mas iguais. Paris e São Paulo, quem se importa, humanos e animais, concreto e palavras, vasos e rachaduras, talvez seja apenas uma questão de temperatura e intensidade. No fim é sobre dignidade”, conta Katinka Bock.

A artista ainda se apropria de elementos da construção civil como ponto de partida de suas instalações e esculturas. Horizontal Words é talvez o gesto mais radical que integra a mostra: o lançamento de um grande bloco de argila crua do topo do edifício para fazer alusão a um corpo que cai e registrar, em sua forma final, a violência do impacto do material no chão, apontando para as complexas condições de vida da cidade de São Paulo.
Outro destaque é também o tecido azul de 20 metros, posicionado no topo do Copan em abril desse ano, que estará exposto nos bastidores da mostra como registro das intempéries e passagem do tempo.

Esta é a primeira vez em que a artista alemã, sediada em Paris, apresenta suas obras na América do Sul. Sua obra geralmente corresponde aos contextos geográficos específicos e leva em consideração as características arquitetônicas, urbanas, sociais, climáticas, temporais e espaciais dos ambientes em que trabalha. Ainda a artista parte da escultura para lidar com relações antagônicas: tempo e espaço, história e geografia, natural e artificial, perene e efêmero.

Avalanche, Katinka Bock
Local Pivô
Endereço Edifício Copan, loja 54 – Avenida Ipiranga, São Paulo
Abertura 31 de agosto de 2019, das 15h às 19h
Duração 31 de agosto a 9 de novembro de 2019
Horário terça a sábado | das 13h às 19h
Entrada gratuita