Estímulos Emocionais (Foto: cortesia Estudio Guto Requena)

Exposição congrega projetos emblemáticos do Estudio Guto Requena

A mostra estará baseada no Sesc Sorocaba, que, após fechamento por mais de seis meses, reabre com tal instalação do Estudio no intuito de “aproximar” pessoas por meio da tecnologia

Inaugurada no dia 12 de março, no Sesc Sorocaba, a exposição individual do Estudio Guto Requena, intitulada “Entre bits, átomos e afetos”, teve sua programação suspensa poucos dias após a abertura em função da pandemia pelo Covid-19. A partir da próxima terça-feira, 27 de outubro, a mostra reabre ao público com projetos emblemáticos e premiados e também com uma obra de arte interativa inédita do Estudio, também curador do conteúdo.

“Movido por uma incessante curiosidade e disponibilidade para o novo, Guto Requena decifra a complexidade do mundo atual e a traduz em seus projetos”, comenta Adélia Borges, crítica convidada para escrever o texto expográfico. Para ela, o arquiteto tem uma destreza para estabelecer vínculos entre objeto e público. “Ao dar forma a memórias, sensações e sentimentos em seus projetos, Guto favorece a interação com o usuário e incentiva ciclos de vida longa – um contraponto à descartabilidade dos dias atuais”, completa Adélia.

Os projetos que integram a mostra são aqueles mais emblemáticos na carreira do Estudio Guto Requena, entre peças de design e instalações. Uma delas consiste na Cadeira Nóize, que tem como referência as formas da icônica cadeira Girafa, da ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. “A Girafa é a minha peça de design preferida e, a partir de seu desenho, concebi uma versão digital feita por impressão 3D com interferências estéticas extraídas de ruídos urbanos captados no centro de São Paulo”, explica Guto.

 

 

Um experimento de design, ciência e tecnologia deu origem ao LOVE PROJECT, que transforma emoções captadas em objetos do cotidiano, extraindo histórias de caráter íntimo e pessoal por meio de sensores e originando, através de dados coletados, peças de design. O conceito de sustentabilidade afetiva é o mote do projeto, que insere o público final no processo de criação e desmistifica o uso de tecnologias numéricas.

 

 

A coleção de vasos de cristal Era uma vez, também presente na mostra, foi criada a partir de um registro de fábulas contadas pela avó de Guto durante sua infância. As peças são resultado da interpretação dos arquivos de áudio e, suas curvas, marcam o drama narrativo dos contos.

 

 

Entre as instalações que integram a exposição, destaca-se ainda Estímulos Emocionais, obra imersiva inédita que convida os visitantes a se conectarem uns com os outros através de sensores de frequência cardíaca e de ondas cerebrais. Após a coleta dessas informações, os dados de biofeedback emocional dos participantes são projetados em uma mesa redonda. Dessa forma, o projeto oferece uma arquitetura performativa ativada em tempo real, que provoca reflexões sobre a qualidade das conexões, trocas e afetos entre as pessoas que passam pela mostra.

 

 

Também será remontada a obra Empatias Mapeadas, outra instalação imersiva interativa do Estudio, com produção e montagem da GTM Cenografia, anteriormente apresentada na inauguração do Sesc Paulista, em São Paulo. “Pesquisando definições sobre empatia, li: ‘Empatia é sentir com o coração do outro’. Na minha busca sobre como mesclar novas tecnologias digitais a emoções surgiu o desejo de criar uma obra imersiva que convidasse as pessoas a se desconectarem, e por alguns instantes, se conectarem ao outro, ao visitante desconhecido sentado ao lado”, finaliza Guto.

 

 

Entre bits, átomos e afetos
Local Sesc Sorocaba
Endereço Rua Barão de Piratinga, 555, Jardim Faculdade – Espaço de Exposições
Período expositivo 27 de outubro de 2020 a 31 de dezembro de 2020
Horário terças a sextas, 16h às 20h; sábados, 10h às 14h
Mais informações (15) 3332-9933; sescsp.org.br/sorocaba