A 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza, que ocorre entre os dias 6 de junho e 23 de novembro, acaba de divulgar a lista de eventos paralelos às exposições oficiais. Com curadoria do arquiteto holandês Rem Koolhaas, as atividades são promovidas por organizações sem fins lucrativos e tem como objetivo “enriquecer a diversidade de vozes que caracterizam a bienal”.
Confira os destaques da 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza
Também seguindo o tema “Fundamentos”, os 21 eventos paralelos acontecem em diversas galerias, espaços culturais e ruas de Veneza. Para mais informações, acesse www.labiennale.org.
Confira abaixo a programação:
“Adaptação”
Adaptação foca em como os arquitetos chineses negociam restrições de deslocamento impostas pelos contextos, clientes e capital, através da exibição de maquetes, fotografias e curta-metragens.
Local: Palazzo Zen, Cannaregio, 4924 (Gesuiti)
Data: 7 de junho a 23 de novembro
“Air Fundamental. Colisão entre o inflável e a arquitetura”
Esse projeto explora a capacidade de ajuste de um espaço flexível (e inflável) localizado dentro de volumes arquitetônicos pré-existentes.
Local: Arsenale Nord, Spazio Thetis
Data: 4 a 8 de junho
“Arquitetura de Enxerto. Catalunia em Veneza”
Casa Bofarull por Josep Maria Jujol (Tarragona, 1879 – Barcelona, 1949) é o ponto de partira para o entendimento da abordagem arquitetônica presente em muitos dos edifícios onde o arquiteto mistura novas e antigas camadas para gerar uma nova arquitetura. A proposta tem o intuito de apresentar o processo e percepção de uma série de exemplos da arquitetura catalã.
Local: Cantieri Navali, Castello, 40 (San Piero di Castello)
Data: 7 de junho a 23 de novembro
“Distrito de Partes Domésticas: Made in Taiwan”
Esta exposição reúne nove pequenas casas, cada uma com um programa diferente, formando o interior de um distrito de partes desconexas a fim de criar um senso de compartimentalização de programas de interiores.
Local: Palazzo delle Prigioni, Castello, 4209 (San Marco)
Data: 7 de junho a 23 de novembro
“Happiness Forecourt” = “Largo da Felicidade” = “開心前地”
A exposição aborda a hibridização cultural única em Macau, a mistura do Oriente e do Ocidente, e muitas facetas que refletem as dinâmicas culturas mistas, que encapsulam a idéia de uma simbiose cultural e manifesta o esforço conjunto de ambos os países para manter uma parceria equilibrada e duradoura ao longo do tempo.
Local: Arsenale, Castello, 2126/A (Campo della Tana)
Data: 7 de junho a 23 de novembro
“O espaço que permanece: As Ruínas de Yao Jui-Chung”
Por meio da leitura, esta atividade explora os edifícios residenciais da dinastia Han, exemplos da arquitetura de estilo ocidental do século 19, ruínas industriais icônicas, bem como a arquitetura do pós-guerra em uma ilha-prisão para os dissidentes políticos.
Local: Santa Maria della Pietà, Castello, 3701
Data: de 7 de junho a 30 de agosto
“Levantando a Cortina: Redes de arquitetura da Europa Central”
O objetivo deste projeto é mostrar as relações e produção das redes multinacionais da Europa Central no desenvolvimento da arquitetura moderna, do começo so século 20 às adaptações no período pós-guerrra e seus reflexos na condição pós socialista da região.
Local: Officina delle Zattere, Dorsoduro 919 (Fondamenta delle Zattere)
Data: 7 de junho a 23 de novembro
“M9 / Transformando a Cidade”
A exposição apresenta o projeto executivo e o lançamento das obras da construção do M9 City District, modelo nacional e internacional que mescla produção cultural, atividades de museus e estratégias de varejo.
Local: Fondazione di Venezia, Dorsoduro, 3488/U (Rio Novo)
Data: 7 de junho a 23 de novembro
“Made in Europe”
A exposição vai apresentar a seleção de 193 maquetes e a visualização de 2500 propostas que conformam um quarto de século de premiações, representando a seleção das melhores obras de arquitetura na Europa.
Local: Palazzo Michiel dal Brusà, Cannaregio, 4391/A (Strada Nova)
Data: 7 de junho a 31 de julho
“Mikhail Roginsky. Através da Porta Vermelha”
Exposição retrospectiva do artista franco-russo Mikhail Roginsky (1931-2004) apresenta tendências do modernismo, percebidas através das experiências individuais do artista.
Local: Ca’ Foscari Esposizioni, Dorsoduro, 3246
Data: 7 de junho a 23 de novembro
“Moskva: espaço urbano”
O evento traça um panorama entre passado e o presente da arquitetura de presente em Moscou por meio da exibição de pranchas e fotografias
Local: Santa Maria della Pietà, Castello, 3701
Data: 7 de junho a 23 de novembro
“Era uma vez em Liechtenstein”
A dramática transformação que Liechtenstein sofreu nos últimos 100 anos resultou num parque imobiliário formado por tipologias e estilos originados de influências estrangeiras. A exposição e seus eventos associados tem como objetivo esmiuçar como a arquitetura estrangeira foi adaptada nesta condição local e descobrir como o processo gerou princípios fundamentais e valores que consistem na identidade contemporânea de Liechtenstein.
Local: Palazzo Trevisan degli Ulivi, Dorsoduro, 810 (Campo San Agnese)
Data: 18 a 26 de outubro
“Paisagem de Gotthard: A vista inesperada”
O projeto aborda a relação de transição entre a tradição factual e orientada territorialmente nos alpes em direção a um princípio territorial virtual, baseado na apropriação científica da paisagem.
Local: Palazzo Trevisan degli Ulivi, Dorsoduro, 810 (Campo San Agnese)
Data: 8 a 20 de julho; 7 de setembro a 5 de outubro
“Planta”
Esta instalação é fruto do desejo de devolvimento por meio da tensão balanceada entre arte, instituição, conhecimento, ecologia e industrialização.
Local: Conservatorio di Musica Benedetto Marcello di Venezia, San Marco, 2810 (Campo Santo Stefano)
Data: 7 de junho a 31 de outubro
“Fundamentalmente Hong Kong? Delta Four 1984 – 2044”
A atividade explora os desenvolvimentos espaciais entre Hong Kong e o vizinho Delta do Rio Pérola em sua complexidade e polêmica.
Local: Arsenale, Castello, 2126 (Campo della Tana)
Data: 7 de junho a 23 de novembro
“Pelas Cidades Chinesas – Pequim”
A exposição traça um panorama das cidades chinesas com foco no centro histórico de Dashilar como um caso de estudo, explorando conhecimento sedimental do passado arquetípico e arquitectônico em toda a cidade desde o início dos anos 1600.
Local: Arsenale Nord, Tesa 100
Data: 7 de junho a 23 de novembro
“O projeto Yenikapi”
Este evento apresenta o projeto do The Yenikapi Transfer Point e Archaeological Park em Istambul, desenvolvido por Eisenman Architects e Aytaç Architects.
Local: Zuecca Project Space, Complesso delle Zitelle, Giudecca, 32 (Fondamenta delle Zitelle)
Data: de 5 de junho a 23 de novembro
“Salon Suisse: Os próximos 100 anos – Cenários para um Cidade Estado Alpina”
Acompanhando o Pavilhão Suíço na Bienal de Veneza, o Salon Suisse é um programa de palestras e eventos, que oferece uma plataforma para a troca de experiências sobre arquitetura contemporânea centrada em questões envolvendo desenvolvimento urbano na Suíça e na crescente pressão da urbanização em todo o mundo.
Local: Palazzo Trevisan degli Ulivi, Dorsoduro, 810 (Campo Sant’Agnese)
Data: 7 de junho a 22 de novembro
“Tempo Espaço Existência”
A exposição apresenta arquitetos com diferentes origens culturais e diferentes estágios de suas carreiras a fim de explorar o desenvolvimento e os pensamentos atuais da arquitetura internacional.
Local: Palazzo Bembo, San Marco, 4793 (Riva del Carbon); Palazzo Mora, Cannaregio, 3659 (San Felice, Strada Nova)
Data: 7 de junho a 23 de novembro
“Jovens Arquitetos na África”
O papel social do continente africano é representado por releituras da arquitetura vernacular e projetos de jovens arquitetos locais.
Local: CA’ASI, Palazzo Santa Maria Nova, Cannaregio, 6024 (Campiello Santa Maria Nova)
Data: de 6 de junho a 31 de agosto
“Z Club sobre Dinheiro, Espaço, Pós industrialização, e…”
Realizado todos os dias a partir das 21h, este projeto reúne performances, shows e palestra, onde dinheiro, espaço e pós industrialização formam a temática central.
Local: Palazzo Trevisan degli Ulivi, Dorsoduro, 810 (Campo Sant’Agnese)
Data: 7 de junho a 23 de novembro