Evento pauta perspectivas do uso da madeira na arquitetura contemporânea

Arquitetos e profissionais da construção têm até hoje (10/3) para se inscreverem no “Arquitetura do amanhã: projetando negócios sustentáveis”, encontro virtual e gratuito que acontece nesta quinta-feira (11/03) para debater, junto de um seleto grupo de referências no assunto, necessidades e oportunidades acerca de escolhas sustentáveis na prática projetual. Corra!

Termina hoje, 10 de março, o prazo para inscrições no “Arquitetura do amanhã: projetando negócios sustentáveis”, um evento on-line e gratuito exclusivo para tematizar as necessidades, perspectivas e oportunidades de escolhas aliadas ao desenvolvimento sustentável e seus significados para a prática arquitetônica atual e futura.

Realizado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), junto do Núcleo da Madeira e AMATA, o encontro acontece nesta quinta-feira (11/03) e promete instigar o setor acerca de seu importante papel na sociedade frente à minimização de impactos ambientais e sua responsabilidade em exercê-lo diariamente.

A iniciativa, que integra uma campanha maior de condução ao caminho do diálogo entre diversos atores da cadeia madeireira, bem como promoção da troca de experiências acerca da matéria-prima, traz para os debates um seleto grupo de profissionais especialistas no assunto. Com abertura de Leonardo Sobral, Gerente Florestal do IMAFLORA, e Marcelo Aflalo, Presidente do Núcleo da Madeira, o evento segue por duas ricas conversas, com duração de uma hora cada, ao lado de Lua Nitsche, fundadora e sócia do Nitsche Arquitetos; Ana Belizário, Gerente de Projetos e Novos Negócios da AMATA; Olavo Kucker Arantes, Presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS); Hélio Olga, fundador da ITA Construtora; Nicolaos Theodorakis, Sócio fundador da Noah; e Fernando Mungioli, proprietário e Publisher da Revista PROJETO.

Com o evento queremos levar ao público, a discussão e o conhecimento sobre a origem dos produtos que são consumidos pela construção civil – em especial, a madeira -, e destacar como é importante olhar para essa cadeia de suprimentos, entender sua origem, e as técnicas construtivas que avançam no setor”, aponta Leonardo Sobral.

Já para Olavo Kucker Arantes, a perspectiva é de que, embora o Brasil tenha aumentado o número de projetos calcados em sustentabilidade, o volume final ainda se faz insignificante – principalmente quando comparado ao total de construções erguidas – e muito abaixo do potencial madeireiro que apresenta. Segundo ele, as iniciativas tanto privadas quanto públicas são interessantes e demonstram atenção ao assunto, mas permanecem insuficientes à prática construtiva e ao crescimento vertiginoso populacional, que demanda cada vez mais do ambiente natural. Frente a isso, o posicionamento do setor é urgente.

“O evento é de extrema importância para criar e fortalecer o futuro da cadeia da construção civil. Caminhamos muito pouco no âmbito das ideias, mesmo com os grandes esforços de grupos [públicos e privados] que sentem e entendem o problema a fundo. (…) Vários órgãos do Governo Federal têm desenvolvido iniciativas públicas bem interessantes ao longo dos anos, porém de pouco efeito prático nas edificações. Muitas empresas têm levado a sério o processo de classificar os fornecedores idôneos com a origem dos seus produtos; por outro lado temos uma infinidade que não cumpre. (…) Precisamos agir, pois os recursos são finitos e nossa população cresce em maior velocidade. Necessitamos otimizar o ambiente construído para que o espaço do ambiente natural, que tanto precisamos, seja preservado”.

A inscrição gratuita para o “Arquitetura do amanhã: projetando negócios sustentáveis” pode ser feita através do link, através do preenchimento dos dados do participante. A transmissão acontece pelo canal do Imaflora no YouTube. Participe!

Programação

16h – Abertura e boas vindas
Com
Leonardo Sobral (Gerente florestal do Imaflora) | Marcelo Aflalo (Presidente do Núcleo da Madeira)

16h10 – Arquitetura no século XXI: uma visão do mercado Global
Convidadas
Ana Belizário (Gerente de Projetos e Novos Negócios da AMATA) | Lua Nitsche (Nitsche Arquitetos)
Moderação Olavo Kucker Arantes (Presidente do CBCS)

17h10 – A sustentabilidade possível: Desafios e oportunidades na arquitetura
Convidados
Helio Olga (ITA CONSTRUTORA) | Nicolaos Theodorakis (Noah)
Moderação Fernando Mungioli (Publisher Arco Editorial)

18h10 – Encerramento

 

Arquitetura do amanhã: projetando negócios sustentáveis
Local
canal do Imaflora no YouTube
Data 11 de março de 2021
Horário 16h às 18h10
Inscrições através do link
Participação livre e gratuita

 

Conheça

Imaflora | Núcleo da Madeira | AMATA