Evento on-line reúne diversos arquitetos do mundo para falar de questões atuais

Dentre os diferentes temas que compõem a programação do The World Around 2021 - encontro programado para amanhã (30/01) -, dois deles tem relação direta com a arquitetura e contam com explanações dos arquitetos David Adjaye, Ryue Nishizawa, Francis Keré, Sumayya Vally e outras ilustres figuras do meio. Participe!

Ryue Nishizawa, cofundador do SANAA e Pritzker 2010 | Foto: Reprodução The Architecture Biennale Wiki Project

 

Marcado para o próximo sábado (30/01), em transmissão gratuita pelo canal do YouTube do Museu Guggenheim, em Nova Iorque, o The World Around 2021 prepara uma programação composta por três sessões que reúne 20 arquitetos, designers e cineastas de 14 cidades ao redor do mundo para conversas acerca de questões globais atuais.

Curado por Beatrice Galilee, esta é a segunda edição do evento, ocorrido pela primeira vez em janeiro de 2020, no The Times Center, em Nova Iorque. Devido à situação pandêmica, neste ano os encontros se adaptam para o formato totalmente on-line, ampliando, de certa forma, as chances de mais interessados participarem e terem contato com o rico conteúdo compilado.

Programação

Polinizadores, 12h (BRT)

A primeira sessão do dia, denominada Polinizadores, acontecerá às 12h, no horário de Brasília. Nesta etapa, profissionais de diversas áreas abordarão questões atuais por meio de narrativas e ficção. Entre as programações, destaca-se o arquiteto Francis Keré discutindo sobre como as histórias da África Ocidental influenciaram seu trabalho, além de o diretor mexicano Fernando Frías comentar a respeito da obra “Ya No Estoy Aquí”, que elucida a criação de um movimento contracultural por uma gangue de adolescentes.

 

Guardiões, 15h (BRT)

Guardiões consiste na segunda parte do evento, prevista para as 15h, quando os palestrantes apresentarão temas como paisagens rurais, histórias dos territórios ocupados e técnicas de construção indígenas. O momento incluirá uma palestra do arquiteto japonês Ryue Nishizawa, cofundador do escritório SANAA e vencedor do Prêmio Pritzker 2010, sobre um projeto de casa na costa do Chile. Ademais, Sumayya Vally, fundadora do estúdio de design Counterspace, convidará o público para uma experiência imersiva sobre o papel do solo e da terra.

 

Construtores, 18h (BRT)

A última etapa do evento, denominada Construtores, ocorrerá às 18h, e terá como foco a pandemia e as questões de justiça racial na América. Durante o evento, o arquiteto David Adjaye falará sobre o processo de criação da biblioteca pública de Winter Park, na Flórida, atualmente em construção. Já o coletivo de arquitetos, urbanistas e designers BlackSpace apresentará um manifesto que roga por um futuro mais justo a partir de medidas para apoiar comunidades marginalizadas.

 

Saiba mais em theworldaround.com e participe!