Evento discute a importância do espaço público pós-pandêmico

Organizado pelo Centro Acadêmico Élio Batista, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi, o encontro virtual é mais uma tentativa de debater os espaços da cidade a partir da sobreposição de crises atual. Participe!

Acontece no próximo sábado (5/9), às 15h, o debate on-line “A importância do espaço público no pós-pandemia”, integrando o conjunto de eventos da série Na Ponta da Lapiseira, organizado pelo Centro Acadêmico Élio Batista (CAEB), formação que representa os estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi (FAU UAM).

Transmitido via plataforma Zoom, o evento contará com a presença dos professores arquitetos José Rollemberg, Larissa Gonçalves e Geraldo Moura para levantar considerações acerca da reocupação das cidades em meio ao período de reflexão global sobre antigos, atuais e futuros modos de estruturar as vivências urbanas.

Antes de tudo, acreditamos que devemos entender o que são espaços públicos e o que é o pós-pandemia. Daí já derivam alguns questionamentos: Onde eles estão? Para quem são projetados? São de fato públicos?”, indaga a equipe CAEB.

Ainda em complemento, a gestão Perspectiva do Centro Acadêmico pontua: “Para além de questões usualmente presentes nos debates, no que diz respeito à produção dos espaços públicos na cidade, agora nos é trazido um complemento: como a interação dos espaços ocorrem em meio a uma (pós) pandemia, onde fazem parte distanciamento e isolamento social? Qual a REconfiguração dos espaços físicos daqui para frente? (…). A urgência pelo diálogo não se resume à breve resposta, mas como instrumento de reflexão. Qual seria o sentido de um espaço de caráter público sem pessoas presentes para a apropriação dessas espacialidades? Afinal, um espaço que carece de usufruto público, carece também de vida interativa urbana. A única certeza é que um espaço público inutilizado, torna-se um espaço vazio, portanto, um espaço sem vida na cidade”.

 

A importância do espaço público no pós-pandemia
Local
plataforma Zoom – link disponibilizado mediante inscrições
Data 5 de setembro de 2020
Horário 15h
Inscrições através do link
Convidados José Rollemberg, Larissa Gonçalves e Geraldo Moura
Realização Centro Acadêmico Élio Batista (CAEB) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi (FAU UAM)

Sobre os convidados

José Rollemberg de Mello Filho possui graduação (1977) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo (2001), ambos pela Universidade de São Paulo. Arquiteto autor de projetos de equipamentos educacionais, culturais, moradias, praças, áreas urbanas, é professor universitário desde 1986 de disciplinas de Urbanismo, Projeto Arquitetônico e História da Arquitetura em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente é docente na Escola da Cidade e da Universidade Anhembi Morumbi.

Larissa Soares Gonçalves graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013), é mestre em Habitação com foco em Planejamento e Gestão de Projetos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (2016). Sócia-fundadora do escritório Studio 77, é docente na Universidade Anhembi Morumbi desde 2016, ministrando disciplinas de Urbanismo e Paisagismo, onde também atua como colaboradora no Laboratório da Paisagem (LAPaisa).

Geraldo José Calmon de Moura é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998) e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Possui mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de São Paulo (2016). Foi Diretor de Planejamento e Projetos em Guarulhos (2004-2008), Secretário Adjunto de Transportes e Vias Públicas em São Bernardo do Campo (2009-2010) e Gerente de Projetos na TTC Engenharia (2011). Atualmente é sócio proprietário da Planmur – Planejamento, Mobilidade e Urbanismo, integra a diretoria do Ruaviva – Instituto da Mobilidade Sustentável e docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi.