Evento aberto marcará lançamento do livro ‘Cidade, Gênero e Infância’

Organizado por Rodrigo Mindlin Loeb e Ana Gabriela Godinho Lima, o volume apresenta estudos das múltiplas relações entre cidade, gênero e infância no Brasil. O debate de lançamento acontece on-line no próximo 8 de abril, às 18h30. Não perca!

Capa do livro ‘Cidade, Gênero e Infância’ (Imagem: Divulgação)

 

A Romano Guerra Editora, junto da Pistache Editorial e do Instituto Brasiliana, lançam o livro ‘Cidade, Gênero e Infância’, organizado por Rodrigo Mindlin Loeb e Ana Gabriela Godinho Lima. Voltada para um dos compromissos fundamentais da sociedade – zelar pelo desenvolvimento saudável das crianças -, a publicação busca se tornar referência para a formação de arquitetas, arquitetos, urbanistas e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que atuam em territórios urbanos e promovem possibilidades de desenvolvimento e empoderamento de mulheres e crianças.

A publicação surge de um concurso realizado em 2017 pela Fundação Bernard van Leer, com a proposta inovadora de inserir a temática da primeira infância na graduação e pós-graduação de arquitetura e urbanismo no Núcleo de Pesquisa em Cidade, Gênero e Infância da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

 

São 22 artigos de pesquisadores, especialistas e profissionais que trabalham no campo interdisciplinar, para onde confluem os temas da infância, gênero e território. Inéditos, os textos apresentam experiências de organizações referência na área – como Avante, CECIP, Centro de Excelência em Primeira Infância e Instituto Elos -, pesquisas acadêmicas sobre violência, espaço público e segregação territorial, pesquisas e práticas na transformação do território, histórias de incentivo à brincadeira no espaço público, envolvimento da comunidade, entre outros assuntos que trazem novas lentes à prática de arquitetos e urbanistas.

Para estrear o momento, um debate multidisciplinar marca o lançamento da publicação na próxima sexta-feira, 8 de abril, às 18h30, no canal do YouTube da Romano Guerra. Na ocasião, Rodrigo Mindlin e Ana Gabriela Godinho Lima receberão três dos autores com artigos no livro: o cientista social Hermílio Pereira, o psicanalista Roberto Gambini e a psicóloga Ana Marcílio, coordenadora da Avante.

Com trajetórias diversas, o trio traz perspectivas variadas do tema, abrangendo sobre como a violência no espaço público impacta no uso da rua por meninas; análises de sonhos de crianças em territórios diversos, como uma escola de classe alta em São Paulo, uma comunidade carioca e uma comunidade indígena; e o trabalho para garantir o direito ao brincar em um bairro vulnerável de Salvador.

“A forma como a cidade trata a primeira infância é um termômetro para a saúde e a vitalidade urbana como um todo. Atualmente, mais de 80% da população brasileira encontra-se em áreas urbanas. O dado evidencia a importância de a sociedade repensar seu modelo de urbanização, considerando todos (especialmente as crianças), buscando o equilíbrio com a natureza e a construção de ambientes que favoreçam o movimento, a descoberta do novo e o encontro”, pontua o descritivo.

 

 

Em um dos textos introdutórios do livro, a antropóloga Adriana Friedmann destaca:

 

Promover uma interlocução temática sobre cidade, gênero e infância neste momento significa convocar para a humanização das vidas e das relações entre atores sociais: crianças, jovens, adultos, famílias, comunidades, equipamentos sociais, políticos e educacionais”.

 

Claudia Vidigal, representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, reforça a importância das experiências relatadas no livro e de como elas podem nos guiar a caminhos mais democráticos. “Caminhos capazes de fazer das cidades espaços mais democráticos, de encontros com o outro, diferente de mim, com quem aprendo, respeito e evoluo”, conclui.

 

Lançamento do livro Cidade, Gênero e Infância

Data 8 de abril, sexta-feira
Horário 18h30
Transmissão Canal do YouTube da Romano Guerra
Aquisição livro disponível nas principais livrarias e nos sites da Romano Guerra Editora e da Pistache Editorial
Custo R$ 80,00

 

Ficha técnica
Número de páginas
456
Formato 15,7x22cm – 769 grs – ilustrado, colorido, desenhos e fotos
ISBN 978-65-872005-02-1
Organização Rodrigo Mindlin Loeb e Ana Gabriela Godinho Lima
Coordenação editorial Abilio Guerra, Fernanda Critelli, Silvana Romano e Bianca Antunes
Projeto gráfico e diagramação Alles Blau | Elisa von Randow e Yasmin Dejean
Tratamento de imagens Nelson Kon
Impressão Ipsis
Convênio Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie e o Instituto Brasiliana
Órgãos de fomento Capes Programa de Excelência Proex e Capes Print. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Patrocínio
Fundação Bernard van Leer e Instituto Cidades Sustentáveis
Edição
Romano Guerra Editora e Pistache Editorial
Realização Instituto Brasiliana