© Cortesia de Estúdio Gustavo Utrabo

Estúdio Gustavo Utrabo é premiado no Global Holcim Awards 2021

Na 6ª edição de um dos maiores prêmios mundialmente prestigiados para o design sustentável, o brasileiro conquista categoria prata na América Latina, com o projeto para a Indústria Comunitária na Amazônia

Sob liderança do arquiteto libanês-americano Hashim Sarkis, o júri do Holcim Awards for Sustainable Construction anunciou os vencedores do sexto ciclo da competição global em cerimônia oficial ocorrida durante a Bienal de Veneza de 2021, na Itália.

Dentre o seleto grupo, está o Estúdio Gustavo Utrabo, brasileiro que conquista o prêmio de sustentabilidade LafargeHolcim Awards, na categoria prata da América Latina, com seu projeto para a Indústria Comunitária na Amazônia que, assim como os demais vencedores, aborda questões de crise climática e fluxos circulares de material sob os cinco pilares do Global Holcim Awards: progresso, pessoas, planeta, prosperidade e lugar.

© Cortesia de Estúdio Gustavo Utrabo

 

A proposta vencedora nacional se trata de um edifício de beneficiamento de castanha do Pará, localizado na vila de São Francisco, à beira do rio Iratapuru, na Bacia Amazônica, no Amapá, que, através de um projeto de modernização da fábrica, busca-se oferecer oportunidades produtivas, culturais e econômicas para a comunidade local.

A obra é ainda resultado de processo participativo entre arquitetos, comunidade local e a Natura, empresa de cosméticos que faz uso de extratos da castanha em suas mercadorias e principal financiadora do projeto.

Segundo o júri: “A simplicidade flexível permanece como a assinatura dos arquitetos do projeto, bem como elemento-chave para alcançar uma intervenção sustentável na delicada região de Iratapuru. Destaca-se especialmente a resolução da função programática do edifício por meio da elegante dualidade entre coberturas leves e paredes maciças, criando volumes que acomodam as instalações necessárias para o beneficiamento da castanha do Pará. O engajamento da comunidade durante o processo de concepção e construção também foi considerado contribuição notável para a inclusão social”.

 

© Cortesia de Estúdio Gustavo Utrabo

 

A nova área de produção da fábrica configura-se por uma série de volumes independentes que delimitam zonas programáticas específicas, sendo garantida a unidade do conjunto através de cobertura contínua e independente, estruturada em madeira. Expressos também em outros aspectos, sustentabilidade ambiental e envolvimento dos membros da comunidade vêm através da edificação em terra compactada e madeira certificada local – os moradores podem adquirir novos conhecimentos e habilidades ao longo do processo de construção.

 

 

© Cortesia de Estúdio Gustavo Utrabo

 

Novas abordagens são necessárias ao longo de toda a cadeia de valor da indústria da construção, à medida que o setor se move em direção a emissões zero e fluxos de materiais circulares”, pontua a organização em comunicado à imprensa.

 

Na região da América Latina, foram ainda premiados projetos Wetland Vitality (prata) e Vernacular Greenhouse (bronze), ambos colombianos. No demais, vencedores globais foram também provenientes de regiões Ásia-Pacífico, Oriente Médio. Confira a seguir!

 

Global Holcim Awards Ouro: Extending the Cycle

© Martin Zeller

 

Escritório baubüro in situ
Equipe
 Marc Angst, Michèle Brand, Barbara Buser, Pascal Hentschel, Benjamin Poignon, Kerstin Müller
Localização Basel, Suíça

Este projeto redefine o ponto de partida do processo de desenho, tratando a demolição como uma oportunidade para obter materiais de construção. Um edifício industrial é preservado, reaproveitado e ampliado em 3 andares para abrigar 12 unidades residenciais. Os pavimentos adicionais são construídos com materiais recuperados de locais em demolição. O processo de projeto começou com a coleta de elementos e materiais de construção. Eles foram, então, catalogados e seu potencial de reutilização foi determinado.

 

Global Holcim Awards Prata: Wetland Vitality

© Cortesia de Global Holcim Awards

 

Escritório Connatural
Equipe
Edgar Mazo, Sebastian Mejía, Gloria Aponte, Santiago Hurtado, Louis Maria van Asten
Localização Medellín, Colômbia

Este projeto visa consolidar a zona úmida do Jaboque. A consolidação se dá ao longo de um parque linear de 5,5 km de extensão que integra áreas recreativas e naturais e oferece oportunidades educacionais para a comunidade. O planejamento da paisagem foi aproveitado como uma oportunidade para criar uma coleção botânica viva. As plantas foram selecionadas de acordo com seu impacto no ecossistema e seu potencial para fortalecer a flora e a fauna dos pântanos.

 

Global Holcim Awards Bronze ex aequo: Cultural Interlude

© Cortesia de Global Holcim Awards

 

Escritório Aziza Chaouni Projects
Localização Marrocos

O oásis no Vale do Drâa, no sul do Marrocos, está perdendo seus habitantes e, com eles, seu patrimônio. Este projeto visa ajudar a preservar a vida e a cultura local, criando um centro cultural autossustentável na cidade. Ele incorpora construção tradicional com tecnologias apropriadas, como chaminés solares e sistemas geotérmicos movidos a energia solar, juntamente com sistemas passivos como banheiros de compostagem e coleta de água da chuva para fins domésticos e de irrigação.

 

Global Holcim Awards Bronze ex aequo: Propagated Sanctuary

© Cortesia de Global Holcim Awards

 

Escritório ODDO Architects
Equipe
Marek Obtulovic, Nguyen Duc Trung, Mai Lan Chi, Viet Anh Nguyen, Hoang Long Nguyen, Victor Lagoa, Manh Cuong, My Nhat, Thi Ngoc Anh Le
Localização Hanói, Vietnã

Um grande grupo de voluntários planeja restaurar a floresta subtropical em Banana Island, uma ilha de 26 hectares no Red River. Com o plantio de árvores e plantas endêmicas, o projeto visa introduzir uma vegetação abundante no tecido urbano, reduzir as emissões de carbono e multiplicar o número de espécies nativas. A flora vai permitir que os animais voltem ao seu habitat natural, aumentando a biodiversidade regional. O projeto também criará uma área recreativa educacional para os residentes de Hanói e um laboratório ao ar livre para cientistas e instituições de pesquisa interessados.

 

 

Cerimônia de premiação

 

Acesse

www.holcimfoundation.org